Os cenários político, econômico e de mercado estarão em destaque no Fórum Abrafati

Evento que ocorre no próximo dia 20/09 terá programação de alto nível e muito focada em análises sobre o momento atual e futuro.

O planejamento e a implementação de ações pelas empresas têm sido dificultados pelas indefinições na situação política, no desempenho da economia e no ambiente de negócios. Por isso, a programação do Fórum Abrafati deste ano busca trazer informações e reflexões de especialistas, que permitam compreender melhor os possíveis cenários para o final de 2018 e para os próximos anos.

Adriana Dupita, economista sênior do Banco Santander, será responsável por apresentar o cenário econômico. Analista experiente, com amplo acesso a informações, ela terá condições privilegiadas para avaliar diferentes indicadores e opinar sobre as perspectivas de curto e médio prazo.

Já a conjuntura política e o cenário eleitoral serão analisados pelo cientista político Cristiano Noronha, vice-presidente da consultoria Arko Advice. Seu amplo conhecimento dos bastidores da política possibilitará que apresente uma visão mais clara e abrangente da situação atual e dos seus desdobramentos futuros.

A programação envolve ainda duas valiosas apresentações com foco no varejo de tintas, a cargo de Fernando Baialuna, diretor de Retail Sales da consultoria GfK, e Newton Guimarães, diretor da DataMkt Construção. Para fechar a manhã de muita informação, Freddy Carrillo, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati, abordará a situação atual e as perspectivas da indústria de tintas.

Abrafati 2019: foi dada a largada para o evento que mobiliza o setor

Lançamento para patrocinadores do Congresso revelou a confiança na retomada do crescimento, para a qual o evento terá papel chave.

A participação na Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, cuja 16ª edição ocorrerá entre 01 e 03 de outubro do próximo ano, já está sendo planejada pelos principais players do setor. Em agosto, um grupo de duas dezenas de empresas escolheu antecipadamente os espaços que ocuparão no pavilhão, benefício que recebem por serem patrocinadoras do Congresso Internacional de Tintas. Nessa primeira rodada, foi comercializada uma área superior à do lançamento da edição anterior, o que revela o nível de confiança na Abrafati 2019 como evento que impulsionará a retomada dos negócios em ritmo mais forte, assim como a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

A avaliação é de que a Abrafati 2019 acontecerá em um período extremamente propício, com a volta da estabilidade política, proporcionada pelas eleições, impactando positivamente na economia – o que resultará em retomada de projetos parados e desenvolvimento de novos, aumento do consumo de bens (todos eles pintados), impulso às reformas e melhorias de imóveis. Tudo isso fará com que a indústria chegue a outubro do próximo ano aquecida e ávida por inovações.

As vendas de estandes terão continuidade no dia 11 de setembro, quando um novo evento de lançamento reunirá dezenas de outras empresas que participarão da Exposição.  Com isso, começa a ser desenhado o sucesso da Abrafati 2019.

 

Fórum Abrafati debaterá cenários e desafios da cadeia de tintas

Estão abertas as inscrições para o evento, que acontecerá no dia 20 de setembro. 

A 12ª edição do Fórum Abrafati está com sua programação definida, com a participação de importantes especialistas e lideranças setoriais, que permitirão ter uma visão mais clara sobre os desafios que a cadeia de tintas enfrentará nos próximos anos e as oportunidades existentes.

No momento atual, com as incertezas na política e na economia, é fundamental ter acesso a análises consistentes e poder debater a situação da indústria, para planejar e decidir as estratégias a serem seguidas. Essa foi a lógica que levou à definição da programação, que abrangerá temas muito relevantes. Por isso, o Fórum é um programa obrigatório para quem ocupa posições de destaque no setor.

No primeiro bloco, focado no panorama político e econômico, haverá duas palestras de especialistas conceituados. O cenário eleitoral e os desafios do próximo governo serão abordados por Cristiano Noronha, cientista político e vice-presidente da consultoria Arko Advice, enquanto Adriana Dupita, economista sênior do Santander, tratará do cenário econômico para o País em 2019.

As análises centradas no mercado de tintas serão a tônica do segundo bloco de apresentações. Primeiramente, Fernando Baialuna, diretor de Retail Sales da consultoria GfK, mostrará as principais conclusões do estudo do universo das tintas imobiliárias no varejo. Na sequência, Newton Guimarães, gestor do DataMkt Construção do Grupo Revenda, falará sobre a jornada de compra do consumidor de materiais de construção no momento atual.

Finalizando, o panorama geral e as perspectivas do setor serão o tema de Freddy Carillo, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati.

 

 

12o Fórum Abrafati da Indústria de Tintas

20 de setembro de 2018, quinta-feira, das 8h00 às 12h40, seguido de almoço

Aprenda a harmonizar cores e criar ambientes cheios de vida

lata de tintas

Pensando em renovar as cores da sua casa ou escritório?  A gente te dá uma mãozinha!

casal escolhendo cores

Antes de mais nada, é importante entender o círculo cromático – ferramenta que ajuda harmonizar uma cor com a outra – e ter em mente que os móveis e pisos também precisam combinar com a pintura do ambiente.

lata de tintas

O azul, o amarelo e o vermelho são considerados cores primárias e combinam perfeitamente com tonalidades neutras, como o cinza, o branco, o preto e marrom.

O laranja, o verde e o roxo são cores secundárias. Elas são o resultado da mistura entre duas cores primárias, como o azul e o amarelo, que produz a cor verde.

parede e tintas

 

Mas se essas opções consideradas mais básicas não fazem muito o seu estilo, fique calmo. Dentro do circulo cromático, ainda existem as cores terciárias. Nunca ouviu falar delas? A gente explica! Elas são formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária, resultando principalmente nos tons vermelho arroxeado (mistura do vermelho + roxo), amarelo-esverdeado (amarelo + verde), amarelo-alaranjado (amarelo + laranja), entre outras.

E aí, qual cor faz a sua cabeça e deixa sua casa ou escritório com mais vida?

Siga a nossa campanha nas redes sociais:

#MaisCorMaisVida

Facebook: https://www.facebook.com/Abrafatioficial/
Instagram: https://www.instagram.com/Abrafati.oficial/
Twitter: https://twitter.com/Abrafati
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/Abrafatioficial/
Youtube: https://www.youtube.com/Abrafati

Abrafati chega às redes sociais e apresenta seu novo posicionamento

A Abrafati mudou!

Mais moderna, mais próxima e mais conectada, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas apresenta seu novo logo e chega ao segundo semestre de 2018 renovada e com o posicionamento de ampliar o poder das cores na indústria, no mercado e na vida das pessoas.

O lançamento do conceito também marca a chegada da associação nas redes sociais e o início da campanha #MaisCorMaisVida, que apresentará o mundo de possibilidades, detalhes e curiosidades que envolvem o universo de tintas.

A campanha foi criada pela agência Lemon Digital Marketing e poderá ser acompanhada nos seguintes canais: 

Facebook: https://www.facebook.com/Abrafatioficial/

Instagram: https://www.instagram.com/Abrafati.oficial/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/Abrafati-2017/

Twitter: https://twitter.com/Abrafati

Abrafati comemora 33 anos e apresenta sua nova marca

No dia 17 de julho, a Abrafati promoveu um evento comemorativo com as empresas associadas e lideranças setoriais, para celebrar seus 33 anos de fundação e apresentar mais um passo no seu processo de renovação e redirecionamento estratégico: a sua nova marca.

Iniciando-se com um café da manhã de confraternização e networking, com a presença de 70 convidados de empresas de vários pontos do Brasil, a celebração prosseguiu com a apresentação de vídeos com os depoimentos de dois profissionais envolvidos na fundação da Abrafati: Fernando Figueiredo, hoje presidente da ABIQUIM, que na época foi o segundo secretário da Abrafati; e o advogado Luiz Alberto Delbuque Baccaro, que assinou a ata de constituição da Associação. Um terceiro vídeo trouxe a homenagem de Steve Sides, secretário-geral do IPPIC (International Paint and Printing Ink Council), à Abrafati pelo seu aniversário, destacando também o importante papel desempenhado pela associação nas discussões globais sobre o setor e na disseminação de boas práticas na América Latina.

O conteúdo dos vídeos foi o mote para Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da Abrafati, lembrar a importância do trabalho conjunto e da melhoria contínua. “São falas que nos emocionam, nos trazem satisfação e nos inspiram a querer seguir melhorando continuamente. São, portanto, muito adequadas a este momento, que é de comemorar e também de agradecer a todos que estão neste salão, pela presença e, especialmente, pela colaboração que deram para os avanços que vêm ocorrendo em nossa atuação”, disse.

O próximo a falar foi Freddy Carrillo, presidente do Conselho Diretivo, que salientou que a evolução vivenciada é parte de uma trajetória contínua em direção ao futuro. “Os primeiros passos dessa caminhada foram dados em 1985 e desde então seguimos avançando, com as correções de rumo necessárias, entre as quais as que implementamos recentemente. O caminho seguido tem como objetivo o crescimento e desenvolvimento, mas os mapas que usávamos antes não valem mais: foi preciso atualizá-los e aperfeiçoá-los, pois o cenário que enfrentamos é totalmente diferente e não para de mudar”, afirmou.

A atração seguinte foi uma palestra de Sergio Eminente, diretor da consultoria A.T. Kearney, explicando o trabalho desenvolvido para o redirecionamento estratégico da Abrafati e conectando-o à necessidade constante de inovação e renovação. O tema abriu o caminho para o grande momento do dia: a apresentação da nova marca da Abrafati, em um vídeo que causou forte impacto.

Moderna e arrojada, essa nova marca teve como ponto de partida para a sua criação a fórmula da molécula da brasileína, que é o pigmento do pau-brasil – árvore associada à origem do país e às tintas. O formato hexagonal dessa fórmula foi preenchido com o uso de pequenos círculos, derivados do antigo símbolo da Associação. O círculo central representa a Abrafati, que lidera e impulsiona o setor, em constante conexão com os atores representados pelos demais círculos: as empresas associadas, fabricantes de tintas e fornecedores, o varejo, usuários do produto, especificadores, aplicadores e consumidores. É a união de todos, formando o hexágono que transmite a sensação de movimento e expansão, que compõe uma cadeia forte, integrada e sustentável.