SAIBA MAIS SOBRE AS TINTAS

As explicações a seguir valem para as tintas de revestimento, classificadas em: 

  1. Tintas Imobiliárias/Arquitetônicas 
  2. Tintas Automotivas (aplicadas nas montadoras e na repintura de veículos) 
  3. Tintas para a indústria

A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cuja finalidade é revestir uma superfície.

A aplicação da tinta tem como um de seus objetivos principais a proteção de edifícios, instalações industriais e produtos (como veículos, eletrodomésticos, móveis, entre muitos outros) contra a ação do tempo, das mudanças climáticas e de outros agentes externos, contribuindo também para a sua higiene e limpeza. Outro importante objetivo da pintura é embelezar os ambientes e superfícies em que é feita. 

A pintura e/ou o envernizamento de madeira, por exemplo, deixam o produto mais bonito e contribuem para solucionar problemas da absorção da água e da umidade. Em alvenaria, a pintura também embeleza e, além disso, evita o esfarelamento, diminui a absorção da água e da sujeira, não deixa desenvolver mofo e algas. No caso de materiais metálicos, outro benefício é o combate à corrosão.

A tinta se diferencia do verniz por conter pigmentos que conferem cor. Enquanto a tinta cobre o substrato, o verniz o deixa transparente. 

 

Os componentes básicos da tinta são: 

 

Resinas 

São elas que formam a película protetora das tintas. Existem diferentes tipos de resinas (alquídicas, acrílicas, epóxi etc.), produzidas pela indústria química e petroquímica. A utilização de cada uma delas depende das propriedades que se pretende agregar à tinta. 

Pigmentos

São materiais em pó, que não se dissolvem na tinta, e que dão cor ao produto e conferem a ele características como a cobertura, a durabilidade, a consistência, a facilidade para lixar.

Aditivos 

São componentes utilizados em pequenas quantidades nas tintas, para proporcionar características especiais a elas ou melhorias nas suas propriedades. Uma grande variedade de aditivos é utilizada pela indústria de tintas, como os secantes, antiespumantes, antissedimentantes etc.

Diluentes 

São líquidos voláteis, que evaporam depois da aplicação. Possibilitam que a tinta se apresente sempre na forma líquida, permitindo um bom nivelamento/alastramento. Para tintas látex, usa-se água como diluente. Nas tintas a óleo e esmaltes sintéticos costuma-se usar aguarrás, entre outros.