Qualidade: o que fazemos

A preocupação em combater a não conformidade técnica e em estabelecer parâmetros confiáveis para a avaliação das tintas sempre foi um dos objetivos centrais da ABRAFATI, desde a sua criação.

Esse tema manteve-se em forte evidência ao longo dos anos, culminando, em 2002, na criação e implantação do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ), que teve papel decisivo para que a qualidade das tintas entrasse definitivamente na agenda dos fabricantes, fornecedores, revendedores, especificadores, compradores, construtores, arquitetos, pintores e consumidores finais. É uma iniciativa que vem trazendo uma contribuição muito importante para o mercado, em termos de isonomia competitiva, incentivo à inovação e proteção ao consumidor, entre inúmeros outros benefícios.

Hoje, mais de 1 bilhão de litros de tintas imobiliárias com qualidade reconhecida são fabricados anualmente no Brasil, representando quase 90% da produção total. Esse percentual continuará aumentando, pois existe um fluxo contínuo de novas empresas buscando ingressar no programa e, concomitantemente, amplia-se, em todas as esferas, o reconhecimento à importância da utilização de tintas em conformidade com as normas técnicas.

Um dos pilares da busca por qualidade no setor é o Comitê Brasileiro de Tintas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o CB-164, coordenado pela ABRAFATI. 

Atuando desde 2011, tem como objetivo desenvolver, manter e otimizar um conjunto harmônico de normas para tintas, contribuindo para levar a indústria para um patamar ainda mais elevado de qualidade.