Sobras de Tintas
HOME / Sobras de Tintas

Descartar sobras de tintas adequadamente é uma ação sustentável que precisa ser praticada por todos.


Se sobrou tinta nas latas ou baldes, as melhores alternativas são:

• Aproveitá-la em outros locais.
• Doar para quem pode utilizá-la.
• Levar as embalagens originais com as sobras de tintas para pontos especializados, como os do RetornaTinta.

O importante é que tanto as sobras de tintas quanto as embalagens sejam destinadas corretamente, evitando impactos socioambientais.

É responsabilidade de todos nós evitar que qualquer material seja descartado no meio ambiente. Com a destinação adequada, protegemos a natureza e impulsionamos a reciclagem de embalagens, como latas de aço e baldes de plástico. Faça a sua parte!

Lembre-se: tinta não foi feita para sobrar. Mas, se isso ocorrer, é preciso seguir as melhores práticas. Veja abaixo os quatro passos para ser um usuário de tintas responsável.

1º passo: Evite sobras e não desperdice

Calcule direitinho quanto vai usar de tinta e compre apenas o necessário. A dica é medir duas vezes e comprar apenas uma vez.

Não “chute” nem confie só na experiência. Veja na embalagem o rendimento da tinta e calcule de quanto necessita para a área a ser pintada.

No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, é possível obter mais informações sobre a quantidade necessária.

Embalagem aberta é prejuízo na certa: tampe bem a embalagem para o produto não ressecar ou estragar.

2º passo: Utilize a tinta que sobrou de outra forma ou doe

Use as tintas até o fim. Não guarde as sobras: aproveite-as imediatamente.

Uma dica é misturar as sobras de tintas para fazer uma cor cinza ou concreto. Mas só podem ser misturados produtos do mesmo tipo e com as mesmas características. Não junte uma tinta à base de água com outra à base de solvente.

Doe a sobra de tinta. Sempre tem alguém que pode usá-la: uma escola, uma creche, uma casa de repouso ou mesmo um parente ou vizinho.

3º passo: Descarte as embalagens vazias de forma adequada

Dê um destino correto para a embalagem vazia. Recicle!

Latas de aço são 100% recicláveis e podem voltar infinitamente ao ciclo da reciclagem. Os baldes plásticos e as barricas de papelão também podem ser reciclados, sendo reintroduzidos no ciclo produtivo como matéria-prima de qualidade.

Mesmo com restos de tinta seca, encaminhe embalagens vazias para uma Área de Transbordo e Triagem (ATT) autorizada pela prefeitura, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou sucateiros legalizados.

4º passo: Cuide das ferramentas utilizadas

Para tintas à base de solvente, lave as ferramentas com o mesmo solvente utilizado na diluição da tinta aplicada. Despeje os resíduos dessa lavagem e do solvente em areia (de preferência a “areia de gato”), mas nunca no solo. Depois que o solvente evaporar, descarte a areia no lixo comum.

Para tintas à base de água, lave as ferramentas com água e em seguida com água e sabão. Se no local há esgoto tratado, descarte a água da lavagem das ferramentas em ralos, tanques ou vasos sanitários. Assim, ela irá para a rede de esgoto, evitando impactos nos rios e córregos. Não a descarte em bueiros, bocas-de-lobo e muito menos no solo.

Agenda de eventos
PRÓXIMOS EVENTOS
23
Julho
23/07/2024
LACS 2024
07
Agosto
07/08/2024
16º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho ANAPRE
19
Agosto
19/08/2024
3ª edição do Aerossol Week
16
Setembro
16/09/2024
AIC 2024
22
Outubro
22/10/2024
PAVING EXPO 2024
Abrafati na mídia Abrafati na mídia
07/01/2024
Fomentando as melhores práticas em sustentabilidade – Abrafati
LEIA MAIS
07/03/2024
Tintas: Indústria prevê volume maior de vendas
LEIA MAIS
23/03/2024
Indústria de tintas tem seu segundo melhor ano da história após alta de 3,4% nas vendas
LEIA MAIS
Nossos associados