Fórum Abrafati debaterá cenários e desafios da cadeia de tintas

Estão abertas as inscrições para o evento, que acontecerá no dia 20 de setembro. 

A 12ª edição do Fórum Abrafati está com sua programação definida, com a participação de importantes especialistas e lideranças setoriais, que permitirão ter uma visão mais clara sobre os desafios que a cadeia de tintas enfrentará nos próximos anos e as oportunidades existentes.

No momento atual, com as incertezas na política e na economia, é fundamental ter acesso a análises consistentes e poder debater a situação da indústria, para planejar e decidir as estratégias a serem seguidas. Essa foi a lógica que levou à definição da programação, que abrangerá temas muito relevantes. Por isso, o Fórum é um programa obrigatório para quem ocupa posições de destaque no setor.

No primeiro bloco, focado no panorama político e econômico, haverá duas palestras de especialistas conceituados. O cenário eleitoral e os desafios do próximo governo serão abordados por Cristiano Noronha, cientista político e vice-presidente da consultoria Arko Advice, enquanto Adriana Dupita, economista sênior do Santander, tratará do cenário econômico para o País em 2019.

As análises centradas no mercado de tintas serão a tônica do segundo bloco de apresentações. Primeiramente, Fernando Baialuna, diretor de Retail Sales da consultoria GfK, mostrará as principais conclusões do estudo do universo das tintas imobiliárias no varejo. Na sequência, Newton Guimarães, gestor do DataMkt Construção do Grupo Revenda, falará sobre a jornada de compra do consumidor de materiais de construção no momento atual.

Finalizando, o panorama geral e as perspectivas do setor serão o tema de Freddy Carillo, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati.

 

 

12o Fórum Abrafati da Indústria de Tintas

20 de setembro de 2018, quinta-feira, das 8h00 às 12h40, seguido de almoço

Aprenda a harmonizar cores e criar ambientes cheios de vida

lata de tintas

Pensando em renovar as cores da sua casa ou escritório?  A gente te dá uma mãozinha!

casal escolhendo cores

Antes de mais nada, é importante entender o círculo cromático – ferramenta que ajuda harmonizar uma cor com a outra – e ter em mente que os móveis e pisos também precisam combinar com a pintura do ambiente.

lata de tintas

O azul, o amarelo e o vermelho são considerados cores primárias e combinam perfeitamente com tonalidades neutras, como o cinza, o branco, o preto e marrom.

O laranja, o verde e o roxo são cores secundárias. Elas são o resultado da mistura entre duas cores primárias, como o azul e o amarelo, que produz a cor verde.

parede e tintas

 

Mas se essas opções consideradas mais básicas não fazem muito o seu estilo, fique calmo. Dentro do circulo cromático, ainda existem as cores terciárias. Nunca ouviu falar delas? A gente explica! Elas são formadas pela mistura de uma cor primária com uma cor secundária, resultando principalmente nos tons vermelho arroxeado (mistura do vermelho + roxo), amarelo-esverdeado (amarelo + verde), amarelo-alaranjado (amarelo + laranja), entre outras.

E aí, qual cor faz a sua cabeça e deixa sua casa ou escritório com mais vida?

Siga a nossa campanha nas redes sociais:

#MaisCorMaisVida

Facebook: https://www.facebook.com/Abrafatioficial/
Instagram: https://www.instagram.com/Abrafati.oficial/
Twitter: https://twitter.com/Abrafati
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/Abrafatioficial/
Youtube: https://www.youtube.com/Abrafati

Abrafati chega às redes sociais e apresenta seu novo posicionamento

A Abrafati mudou!

Mais moderna, mais próxima e mais conectada, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas apresenta seu novo logo e chega ao segundo semestre de 2018 renovada e com o posicionamento de ampliar o poder das cores na indústria, no mercado e na vida das pessoas.

O lançamento do conceito também marca a chegada da associação nas redes sociais e o início da campanha #MaisCorMaisVida, que apresentará o mundo de possibilidades, detalhes e curiosidades que envolvem o universo de tintas.

A campanha foi criada pela agência Lemon Digital Marketing e poderá ser acompanhada nos seguintes canais: 

Facebook: https://www.facebook.com/Abrafatioficial/

Instagram: https://www.instagram.com/Abrafati.oficial/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/Abrafati-2017/

Twitter: https://twitter.com/Abrafati

Abrafati comemora 33 anos e apresenta sua nova marca

No dia 17 de julho, a Abrafati promoveu um evento comemorativo com as empresas associadas e lideranças setoriais, para celebrar seus 33 anos de fundação e apresentar mais um passo no seu processo de renovação e redirecionamento estratégico: a sua nova marca.

Iniciando-se com um café da manhã de confraternização e networking, com a presença de 70 convidados de empresas de vários pontos do Brasil, a celebração prosseguiu com a apresentação de vídeos com os depoimentos de dois profissionais envolvidos na fundação da Abrafati: Fernando Figueiredo, hoje presidente da ABIQUIM, que na época foi o segundo secretário da Abrafati; e o advogado Luiz Alberto Delbuque Baccaro, que assinou a ata de constituição da Associação. Um terceiro vídeo trouxe a homenagem de Steve Sides, secretário-geral do IPPIC (International Paint and Printing Ink Council), à Abrafati pelo seu aniversário, destacando também o importante papel desempenhado pela associação nas discussões globais sobre o setor e na disseminação de boas práticas na América Latina.

O conteúdo dos vídeos foi o mote para Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da Abrafati, lembrar a importância do trabalho conjunto e da melhoria contínua. “São falas que nos emocionam, nos trazem satisfação e nos inspiram a querer seguir melhorando continuamente. São, portanto, muito adequadas a este momento, que é de comemorar e também de agradecer a todos que estão neste salão, pela presença e, especialmente, pela colaboração que deram para os avanços que vêm ocorrendo em nossa atuação”, disse.

O próximo a falar foi Freddy Carrillo, presidente do Conselho Diretivo, que salientou que a evolução vivenciada é parte de uma trajetória contínua em direção ao futuro. “Os primeiros passos dessa caminhada foram dados em 1985 e desde então seguimos avançando, com as correções de rumo necessárias, entre as quais as que implementamos recentemente. O caminho seguido tem como objetivo o crescimento e desenvolvimento, mas os mapas que usávamos antes não valem mais: foi preciso atualizá-los e aperfeiçoá-los, pois o cenário que enfrentamos é totalmente diferente e não para de mudar”, afirmou.

A atração seguinte foi uma palestra de Sergio Eminente, diretor da consultoria A.T. Kearney, explicando o trabalho desenvolvido para o redirecionamento estratégico da Abrafati e conectando-o à necessidade constante de inovação e renovação. O tema abriu o caminho para o grande momento do dia: a apresentação da nova marca da Abrafati, em um vídeo que causou forte impacto.

Moderna e arrojada, essa nova marca teve como ponto de partida para a sua criação a fórmula da molécula da brasileína, que é o pigmento do pau-brasil – árvore associada à origem do país e às tintas. O formato hexagonal dessa fórmula foi preenchido com o uso de pequenos círculos, derivados do antigo símbolo da Associação. O círculo central representa a Abrafati, que lidera e impulsiona o setor, em constante conexão com os atores representados pelos demais círculos: as empresas associadas, fabricantes de tintas e fornecedores, o varejo, usuários do produto, especificadores, aplicadores e consumidores. É a união de todos, formando o hexágono que transmite a sensação de movimento e expansão, que compõe uma cadeia forte, integrada e sustentável.

Profissionais mais preparados para os desafios futuros do setor

Cerimônia marcou a entrega de certificados aos participantes da 30ª edição do Curso de Tecnologia em Tintas.

Mais uma turma de alto nível, composta por 24 profissionais da cadeia produtiva, concluiu o Curso de Tintas da Abrafati. Os alunos, com diferentes backgrounds e áreas de atuação, receberam seus diplomas no último dia 25/05.

Ao longo de oito semanas, foram 20 aulas teóricas e 5 práticas, conduzidas por especialistas do setor, que utilizaram toda a sua experiência e bagagem técnica para explicar a aplicação prática dos conteúdos. A possibilidade de um aprendizado consistente em curto prazo e o perfil dos professores são dois dos diferenciais destacados pelos alunos, juntamente com a programação abrangente e adaptada à realidade da indústria no Brasil. Outros benefícios proporcionados pelo curso são as oportunidades de networking e de discutir soluções para as situações enfrentadas no dia a dia do trabalho.

Esses profissionais que fizeram o curso estão ainda mais preparados para lidar com os desafios da indústria de tintas do século 21. Mas os efeitos positivos do curso vão muito além dos participantes, pois eles multiplicam esses conhecimentos em suas empresas e com os seus clientes, ampliando o alcance dessa iniciativa a uma grande parte da cadeia produtiva.

Combate à não conformidade ganha reforço com campanha lançada pela Agnelo Editora

Na cerimônia de entrega do Prêmio Paint & Pintura, foi anunciada a nova iniciativa: “Não Conforme, Não Informe”.

Realizada no último dia 18 de maio, a 22a edição do Prêmio Paint & Pintura trouxe um importante apoio para o trabalho de combate à não conformidade, desenvolvido no âmbito do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias, coordenado pela Abrafati. Logo na abertura do evento, Agnelo de Barros Neto, diretor-presidente da Agnelo Editora – que publica a revista Paint & Pintura –, anunciou que as publicações da editora não mais aceitarão anúncios de fabricantes não conformes e não farão matérias sobre elas. A ação foi batizada com o sugestivo nome de “Não Conforme, Não Informe”.

O tema da campanha, que foi saudado com entusiasmo pelos presentes, ficou em evidência durante o discurso proferido por Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da Abrafati, que o elogiou e ressaltou a ligação do prêmio e do trabalho desenvolvido pelos premiados com a qualidade e o desenvolvimento setorial. “Essas empresas e esses profissionais são ótimos exemplos de como fazer o nosso setor avançar e crescer. São fundamentais para que as tintas tenham qualidade cada vez mais alta e tragam resultados cada vez melhores para os usuários, sejam eles consumidores finais ou outras indústrias. Além de terem a qualidade como norte, essas empresas investem em inovação, diferenciação, sustentabilidade, relacionamento com os clientes. Buscam acompanhar as tendências e se antecipar às demandas do mercado e da sociedade. Têm a ambição de melhorar continuamente, de encantar, de superar limites. É esse o espírito que queremos ver prevalecer na cadeia de tintas. Os premiados aqui certamente são uma boa inspiração”, afirmou.