25ª edição atraiu 17 estudos inovadores, que estão sendo avaliados pela Comissão Julgadora.
Desde que foi criado, em 1987, o Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas recebeu, a cada edição, um número de trabalhos que variou entre 5 e 16. Neste ano, foi finalmente superada essa faixa, com a inscrição de 17 estudos de profissionais da indústria, pesquisadores ligados ao meio acadêmico e especialistas independentes.
Mais do que simplesmente celebrar o recorde alcançado nesta 25ª edição da premiação, é importante destacar que se trata de um conjunto de estudos consistentes, relevantes do ponto de vista técnico e alinhados com os desafios atuais e futuros da indústria de tintas.
Mostrando a sintonia entre a pesquisa e as demandas do mercado e da sociedade, a busca de avanços relacionados à sustentabilidade e à melhoria das propriedades das tintas está em destaque nos trabalhos submetidos. Eles tratam de temas como a utilização de matérias-primas de fonte renovável, o desenvolvimento de novos materiais, o aproveitamento de resíduos, o aumento da eficiência na produção, a adição de novas funcionalidades às tintas, entre outros, representando uma valiosa contribuição para a continuidade do avanço tecnológico do setor.
A avaliação está sendo feita neste momento pela Comissão Julgadora do Prêmio, formada pelos membros do Conselho Técnico-Científico da Abrafati, que são profissionais com vasto conhecimento técnico e larga experiência na indústria de tintas. Os resultados serão anunciados no dia 19 de agosto.
Como já aconteceu em 2023, a entrega do prêmio será feita no Abrafati Show, ampliando o reconhecimento aos vencedores. A cerimônia será na manhã do dia 23/09 e no mesmo dia os dois estudos premiados serão apresentados no Congresso Internacional de Tintas.