Feed de Notícias

Publicado em 14.12.2021/08:29

Comitê de Tintas da ABNT desperta interesse crescente e apresenta resultados consistentes

Ano termina com 89 normas técnicas sobre tintas em vigor, com constante discussão de projetos e de revisão de escopos.

 

Completando 10 anos de atuação em 2021, o Comitê Brasileiro de Tintas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conhecido como CB-164, tem hoje um histórico extremamente positivo de realizações.

Coordenado pela Abrafati, o Comitê realiza reuniões regulares, que contam com quórum elevado e qualificado, envolvendo profissionais da indústria de tintas, de fornecedores de matérias-primas, embalagens e equipamentos, além de consultores independentes e representantes de instituições de pesquisa.

Graças a essa ampla participação, vem sendo desenvolvido um trabalho consistente de produção e revisão de normas técnicas relacionadas às tintas, que traz uma valiosa contribuição para a isonomia competitiva e o desenvolvimento tecnológico. O processo de consulta pública desenvolvido a cada nova norma técnica é mais um ponto positivo nessa jornada, permitindo que mais gente se manifeste e que os projetos recebam aprimoramentos.

O Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) estimulou fortemente o processo de normatização, mas a atuação do Comitê é mais abrangente, estendendo-se para todos os tipos de tintas: no total, hoje, há 89 normas técnicas em vigor, das quais pouco mais da metade (48) se referem às tintas imobiliárias.

Outros importantes indicadores, que revelam como a cultura da normalização se consolida cada vez mais no país, são o número de normas adquiridas (cerca de 1.200 desde 2019) e o de normas visualizadas (mais de 7.600 no mesmo período).