Feed de Notícias

Publicado em 16.12.2021/09:19

PSQ amplia abrangência com novos participantes e volume de tintas conformes é recorde

Desde 2019, onze novos fabricantes ingressaram no programa, que agora tem maioria de empresas não associadas à Abrafati.

 

O Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) fechará 2021 com 45 empresas participantes, o maior número desde o seu início. Esses fabricantes, com unidades fabris espalhadas por 16 estados, em todas as regiões do Brasil, representam mais de 85% do total da produção nacional e permitem que qualquer consumidor tenha acesso a tintas com qualidade reconhecida.

Neste ano, pela primeira vez, tornaram-se majoritários os participantes que não são associados à Abrafati: 23, do total de 45. Essa é mais uma reafirmação do fato de que se trata de um programa aberto a todos os interessados, cujo único pré-requisito é a produção de tintas em conformidade com as normas técnicas. A Abrafati é a responsável pela coordenação do PSQ, mas o programa não é seu: está vinculado ao PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), que faz parte da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Outro recorde estabelecido neste ano está ligado ao volume de produção dentro da conformidade técnica, representando cerca de 90% do total do mercado. De acordo com as estatísticas setoriais, será ultrapassada a marca de 1 bilhão e 300 milhões de litros, o que representa um consumo per capita superior a 6 litros por habitante.

No próximo ano, o programa completa 20 anos e esses dados consolidam a percepção de que se trata de uma iniciativa vitoriosa, que mudou o panorama das tintas imobiliárias no Brasil.

 

Conheça o site Tinta de Qualidade: www.tintadequalidade.com.br