Tintas em destaque no Dia Internacional da Cor

Apresentações destacaram pesquisa, inovação, qualidade e variedade de cores oferecidas.

Realizada pela ProCor Brasil, a comemoração do Dia Internacional da Cor reuniu fabricantes de tintas, fornecedores de soluções para cores, arquitetos, decoradores, designers de interiores e especialistas do meio acadêmico no dia 21 de março, em São Paulo.

Apoiadora do evento, a Abrafati esteve representada por Freddy Carrillo, presidente do seu Conselho Diretivo. Em seu pronunciamento na sessão de abertura, ele destacou a importância do trabalho conjunto dos fabricantes de tintas e dos arquitetos, decoradores e outros especificadores, para estimular o uso de cores na pintura de imóveis, que se refletirá no aumento do consumo. Lembrou, também, a associação da imagem do Brasil com as cores, mencionando exemplos como o Carnaval e as belezas naturais.

A programação incluiu uma palestra do consultor Leoncio Spencer Pedrosa sobre emocionalidade na aplicação de cores, seguida de um painel acadêmico, com a participação de pesquisadores ligados ao Grupo Mantis, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que apresentaram alguns estudos em desenvolvimento. Um segundo painel reuniu representantes das empresas patrocinadoras do evento, entre as quais Lechler, Lukscolor, Renner Sayerlack e Sherwin-Wiliams, que mostraram inovações e tendências relacionadas às tintas e às cores.

Encontro de Brigadas de Emergência contribuirá para capacitação e segurança

Atividade reafirma o compromisso da indústria com a prevenção e com a disseminação das melhores práticas.

No próximo dia 19 de maio, será promovida a 11a edição do Encontro Abrafati de Brigadas de Emergência. As inscrições podem ser feitas desde já por todas as empresas associadas à Abrafati.

O evento desempenha importante papel no treinamento dos seus brigadistas, testando sua preparação para agir em situações de emergência e compartilhando as melhores técnicas e estratégias.

Desenvolvido especificamente para as características das indústrias do setor, o encontro consiste em uma série de provas práticas, que simulam condições de emergência, como incêndios e resgates de pessoas. Isso permite verificar a agilidade e a adoção de práticas adequadas pelas brigadas das empresas – assim como pelos brigadistas individualmente – no enfrentamento de problemas desse tipo. Além disso, as equipes que participam (que podem ser de uma só empresa ou mistas) atuam em um certo clima de tensão, o que torna o exercício ainda mais efetivo.

O resultado do Encontro é muito positivo, segundo a avaliação de quem participou de edições anteriores. Entre os aspectos destacados, estão o intercâmbio de experiências com outros brigadistas e a possibilidade de testar as tomadas de decisão rápidas diante de situações reais.

Curso de Tintas da Abrafati: inscrições abertas para a primeira edição de 2018

Concentradas em apenas oito semanas, aulas teóricas e práticas são uma oportunidade de adquirir e atualizar conhecimentos em curto espaço de tempo.

Gestores, técnicos e outros profissionais das empresas da cadeia de tintas já podem se inscrever para participar do Curso de Tecnologia em Tintas da Abrafati, cuja 30ª edição acontece de 03 de abril a 24 de maio.

Com carga horária de 60 horas de aulas teóricas, realizadas no período noturno, e 40 horas de aulas práticas (aos sábados em período integral), o curso oferece conteúdo aprofundado, dentro de um programa feito sob medida para a realidade brasileira e constantemente atualizado para incorporar as inovações tecnológicas e as tendências mais recentes. Os temas abordados envolvem matérias-primas, processos, produtos e aplicações de tintas.

As aulas são ministradas por especialistas do setor, que utilizam a sua experiência e bagagem técnica para explicar a aplicação prática dos conteúdos.

“O curso traz benefícios diretos para os profissionais, que renovam e ampliam sua capacitação, e para as empresas, que passam a ter equipes ainda mais preparadas para acompanhar e antecipar-se às demandas do mercado. Juntamente com a disseminação de conhecimento, proporciona a interação entre os profissionais, estimulando o intercâmbio de informações e o networking”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da Abrafati.

OPORTUNIDADES PARA O VAREJO DE TINTAS

Antonio Carlos de Oliveira*

 

Uma pesquisa recente sobre o varejo de tintas, encomendada pela Abrafati à consultoria GfK, trouxe diversas informações úteis para os fabricantes e para os revendedores, abrindo oportunidades para a modernização, a incorporação de novas práticas e o crescimento das vendas.

Um dado muito importante diz respeito à presença de máquinas tintométricas nas lojas: a média é pequena, de menos de dois equipamentos desses por revenda. Esse número deveria ser muito maior, para poderem oferecer uma gama mais ampla de cores e de serviços aos clientes. Já houve tempo suficiente para comprovar os benefícios dessa tecnologia, que foi introduzida no Brasil há mais de duas décadas. Mesmo assim, quase 20% das lojas de tintas ainda não contam com nenhuma máquina tintométrica. Fabricantes e revendedores têm de agir em conjunto para mudar essa situação, que não é boa para nenhuma das partes, fazendo certamente com que percam vendas e/ou deixem de vender tintas com maior valor agregado.

Outro fato revelado pela pesquisa é que existe espaço, em muitas lojas, para ampliar o leque de produtos. Entre as revendas, algumas nem sequer vendem texturas e apenas 27% delas têm nas suas prateleiras outros materiais de construção (muitas vezes exigidos na etapa de preparação da superfície antes da pintura, como argamassa ou cimento). Como o consumidor busca cada vez mais comodidade, obtendo tudo o que precisa em um só lugar, é importante estar atento às possibilidades de ampliar o mix de produtos disponibilizados pela loja.

A pesquisa indicou também uma grande oportunidade de modernização, que deve ser considerada em função da revolução digital que estamos vivendo, com quase tudo feito online. O e-commerce, ou seja, a venda pela internet, ainda não conquistou os revendedores de tintas: apenas 7% do total oferecem essa possibilidade aos seus clientes. O potencial representado por esse canal é enorme: em 2016, quase 50 milhões de pessoas no Brasil compraram algo pela internet (22% a mais do que no ano anterior) e o comércio eletrônico foi um dos poucos setores a andar na contramão da crise econômica, crescendo mais de 10% no ano.

Para finalizar, mais uma informação que merece a reflexão dos revendedores. A pesquisa revelou que menos de 25% dos profissionais responsáveis pelas lojas de tintas visitam eventos do setor, como feiras. Essa é uma ação fundamental para conhecer novidades e entender as tendências, facilitando o planejamento de ações e possibilitando fornecer informações diferenciadas aos clientes. Esse foi o objetivo pelo qual promovemos, com apoio da Artesp e da Anamaco, um primeiro encontro voltado exclusivamente para o varejo no nosso recente evento, a Abrafati 2017. Constatamos ali, mais uma vez, como os lojistas têm forte interesse em saber mais sobre o que está sendo desenvolvido e lançado – e que logo chegará às lojas e/ou será pedido pelos clientes.

Vale a pena avaliar essas ideias, que podem contribuir para o seu negócio. Um feliz 2018!

————————————————————x————————————————————-

* Artigo publicado originalmente na revista Pintou na Artesp, edição outubro-novembro-dezembro/2017

Estudos de alta qualidade vencem o Prêmio Abrafati

Elaborados por pesquisadores ligados à indústria e à academia, trabalhos inovadores contribuem para o avanço tecnológico.

Entregue no último dia 06 de dezembro, o 18o Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas reconheceu os autores de três estudos de alto nível técnico e que se caracterizam por abordagens fora do convencional, com forte preocupação com a sustentabilidade.

O primeiro lugar foi conquistado por Marcos Fernandes de Oliveira, professor das Faculdades Oswaldo Cruz, Rodrigo Lima Matos, engenheiro de processos de pintura da Maxion Wheels do Brasil, e Fernando Tosti, diretor da CTS Coatings Tech Solutions Protótipos. O estudo que apresentaram mostrou a viabilidade e as vantagens da utilização de revestimento nanocerâmico em substituição ao processo de fosfatização tricatiônica utilizado na pintura automotiva original (OEM).

Com o trabalho intitulado “Sistema de Pintura Anticorrosiva com Propriedades de Autorreparação”, classificaram-se em 2o lugar Fernando Cotting, pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e sua orientadora, a professora doutora Idalina Aoki, da mesma instituição.

O 3o lugar ficou com um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), por um estudo com foco em um inédito processo para produção de carbonato de glicerol, um versátil solvente verde. O autor é Diêgo Morais Chaves, doutorando em Agroquímica na UFV, tendo como coautora Armanda Aparecida Júlio, doutoranda em Química na mesma universidade, sob a orientação do prof. dr. Marcio José da Silva.

“A qualidade e relevância dos trabalhos comprovam que existe muita pesquisa relacionada às tintas sendo realizada nas empresas e nas universidades, muitas vezes em parcerias extremamente produtivas. Portanto, o objetivo do Prêmio, de estimular essa atividade, está sendo plenamente atingido, com efeitos muito positivos no desenvolvimento científico e tecnológico do nosso setor”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da Abrafati.

Revista Abrafati 111 mostra os destaques da Abrafati 2017

Na edição de novembro, a cobertura especial do evento que mobiliza o setor ressalta que a Abrafati 2017 mostrou a força da indústria e trouxe um novo olhar para as perspectivas que se abrem para agregar valor às tintas, reunindo os mais importantes profissionais e empresas, em meio a um clima em que se mesclavam expectativas favoráveis e muita disposição para fazer o setor avançar. O evento foi um marco de um novo momento que começa a ser vivido pelo setor. Quem esteve lá – mais de 14 mil pessoas – saiu com a sensação de que há um imenso potencial a aproveitar.

 

E mais:

  • Depoimentos de 24 empresas participantes destacam aspectos como a disseminação de conhecimentos e informações, a presença de um público qualificado e amplo, o forte interesse dos visitantes em conhecer soluções inovadoras e desenvolver negócios, assim como a excelente estrutura proporcionada pelo São Paulo Expo.
  • Freddy Carrillo comenta as perspectivas de crescimento, as oportunidades e os desafios existentes, mostrando como o planejamento estratégico que vem sendo conduzido pela Abrafati busca responder a um novo ambiente de negócios e a um mundo que se transforma constante e velozmente.
  • Sarah Eckersley, diretora global de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow Química, mostra como novas soluções tecnológicas estão conectadas às demandas que se originam da evolução da sociedade.
  • Mark Essle, sócio da consultoria A.T. Kearney Brasil, analisa os possíveis cenários para o País em 2018 e nos anos seguintes.