PSQ completa 20 anos de contribuição para a isonomia competitiva e a inovação
Como resultado do programa, mercado de tintas imobiliárias tornou-se mais forte e maduro.
O dia 13 de setembro de 2002 marcou o início de uma nova era para as tintas imobiliárias no Brasil. Nessa data, foi criado oficialmente o Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias, o PSQ, como parte de uma iniciativa do governo federal, o PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat.
Nestes primeiros 20 anos de existência do PSQ, operou-se uma transformação radical: de um mercado pautado pelo preço, no qual a qualidade não estava no centro das preocupações de diversos players e a imagem das tintas era bastante negativa, passou-se para um ambiente com regras claras, baseado em normas técnicas, que resultou em isonomia competitiva e incentivo à inovação.
O número de lançamentos feitos pelos fabricantes e a frequência com que os disponibilizam no mercado mostram como o programa incentivou o desenvolvimento tecnológico e a busca da diferenciação – beneficiando todos os envolvidos com as tintas (fornecedores de matérias-primas, fabricantes de tintas, revendedores, construtoras, responsáveis por licitações, pintores, decoradores, arquitetos e muitos outros), com um impacto especialmente significativo na proteção dos direitos do consumidor.
Já se produzem anualmente no Brasil mais de 1,2 bilhão de litros de tintas imobiliárias com qualidade reconhecida, que representam cerca de 90% da produção total. Cada vez mais, a sociedade percebe que escolher tintas qualificadas pelo programa é investir na certeza. Mas o PSQ seguirá evoluindo e perseguindo o objetivo – sempre renovado – de fomentar níveis cada vez mais altos de qualidade e de satisfação.
Clique aqui para conhecer os principais marcos da história do programa.