Feed de Notícias

Publicado em 13.09.2021/13:44

PSQ completa 19 anos de contribuição ao setor

Desde 2002, quando foi implantado, o programa vem tendo papel decisivo para a elevação da qualidade das tintas imobiliárias.

 

13 de setembro é cada vez mais reconhecido como o Dia da Qualidade das Tintas Imobiliárias. Essa é a data em que foi oficializada a implantação do PSQ (Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias), em 2002. Hoje, portanto, completam-se 19 anos de uma iniciativa que vem trazendo uma contribuição muito importante para o mercado, em termos de isonomia competitiva, incentivo à inovação e proteção ao consumidor, entre inúmeros outros benefícios.

Neste período, o PSQ teve papel decisivo para que a qualidade das tintas entrasse definitivamente na agenda dos fabricantes de tintas e dos fornecedores de matérias-primas, assim como de revendedores, especificadores, compradores, construtores, arquitetos, pintores e outros públicos, incluindo os consumidores finais. Da mesma forma, o governo e órgãos de defesa do consumidor passaram a utilizar o programa como referência.

A credibilidade conquistada pelo programa, a diferenciação proporcionada pelos atestados de qualidade do PSQ e a existência de regras claras balizando o mercado são parte de uma equação que gerou um forte estímulo para o investimento dos fabricantes na inovação e no aprimoramento dos produtos.

Um dos resultados mais expressivos é que os usuários têm hoje à disposição uma enorme quantidade de produtos de qualidade comprovada, que se renova em um movimento constante de lançamentos. E, neste ano, mais de 1,2 bilhão de litros de tintas imobiliárias com qualidade reconhecida serão fabricados no Brasil.