Feed de Notícias

Publicado em 26.03.2021/16:11

Novas versões das normas técnicas estão valendo a partir de hoje

Mudança normativa foi significativa, como parte de um processo evolutivo do mercado e do Programa Setorial da Qualidade.

 

A partir de hoje (26/03), entra em vigor um conjunto de cinco normas técnicas revisadas que resultarão em importantes melhorias, ampliando o alcance do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) e contribuindo fortemente para a meta de elevar o patamar de qualidade do mercado.

Todas as versões revisadas foram publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em setembro de 2019, com prazo de 18 meses para começarem a valer.

A primeira dessas normas é a NBR 11702/2019, de classificação, que cria, entre diversas outras alterações, a categoria Super Premium, com requisitos mínimos de desempenho mais elevados que os das atuais categorias Econômica, Standard e Premium, em termos de cobertura e resistência. Essa nova categoria representa um incentivo à melhoria contínua, inovação e à diferenciação, com benefícios claros para o consumidor.

Já a NBR 15079, que tem como foco os requisitos de desempenho para tintas látex, foi desdobrada em duas partes em sua nova versão: a parte 1 trata das tintas látex foscas nas cores claras e incorpora a categoria Super Premium, enquanto a parte 2 contempla também as 4 categorias, mas nos acabamentos estabelece os requisitos mínimos para alguns produtos da linha imobiliária – tintas látex acetinadas, semiacetinadas e semibrilho – que ainda não estavam incluídas no PSQ.

Por sua vez, a NBR 14942/2019 (que trata de cobertura seca e rendimento teórico) estabeleceu uma nova definição de rendimento, criando maior clareza a partir do conceito de rendimento acabado. Finalmente, a NBR 16211/2019, dedicada aos requisitos de desempenho para vernizes, passou a incorporar, na sua revisão, o rendimento, além de outras melhorias.

Muitos outros avanços já estão sendo discutidos e planejados para os próximos meses, reforçando o caráter evolutivo do PSQ.