Abrafati 2019: IMPULSIONANDO O CRESCIMENTO DO SETOR DE TINTAS
Está oficialmente lançada a Abrafati 2019, que acontecerá de 01 a 03 de outubro do próximo ano. Confiantes no papel fundamental que o evento desempenha no estímulo aos negócios e à inovação tecnológica, agregando valor aos produtos e ao setor, os principais fornecedores da indústria de tintas estão se mobilizando para participar da 16ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, cujos espaços estão sendo comercializados. Logo mais, será o momento de especialistas e empresas dedicarem total atenção ao Congresso Internacional de Tintas.
É fato indiscutível que a Exposição é uma excelente oportunidade para apresentar lançamentos, fortalecer marcas, estreitar relacionamentos, conquistar novos clientes e construir parcerias. Por isso, a participação é planejada com bastante cuidado e antecipação, de maneira a proporcionar os melhores resultados.
Com a presença dos principais fornecedores globais e locais, somada a uma programação técnico-científica de alto nível, a Abrafati 2019 será um ambiente altamente favorável aos encontros, à interação, à discussão de novas ideias, às negociações, ao fortalecimento de laços. Como disse um expositor da edição anterior, é uma grande plataforma de networking, que reúne todos os públicos ligados à cadeia produtiva, que estão ali com foco bem definido: buscar novas oportunidades, entender os rumos do setor, conhecer as inovações. Ou seja, encontrar caminhos para a evolução de suas empresas, o que traz como consequência natural a construção de um setor cada vez mais forte e com os olhos postos no futuro. É preciso lembrar que as demandas relativas às tintas aumentam continuadamente, no que se refere à estética, às funcionalidades, à sustentabilidade e a outros aspectos – o que faz com que os gestores da indústria enfrentem grandes desafios. A Abrafati 2019 dá a eles a oportunidade de encontrar respostas a esses desafios, por meio do contato com os líderes da inovação e da discussão sobre os mais recentes desenvolvimentos.
Com tudo isso, fica claro que a Abrafati 2019 tem tudo a ver com a Missão que definimos para nossa Associação: impulsionar o crescimento e o desenvolvimento do setor. No momento atual, em que o panorama econômico e político parece muito nebuloso, gostaria de ressaltar exatamente esse papel que o evento tem.
O setor de tintas, assim como o Brasil, precisa retomar um crescimento mais vigoroso. No ano passado, crescemos pouco. Neste ano, o primeiro semestre foi melhor do que o esperado, mesmo com o impacto da greve dos caminhoneiros, e existe a expectativa real de um bom segundo semestre. Seguimos avançando, mas o ritmo deveria ser mais forte. O que esperamos de 2019 é que esse “deveria” se transforme em realidade, com a volta da estabilidade política, proporcionada pelas eleições, impactando positivamente na economia. Com isso, virão a retomada de projetos parados e do consumo de bens (todos eles pintados), o impulso às reformas e melhorias de imóveis. Ou seja, crescimento das vendas em nível muito mais expressivo que o atual.
Esse movimento não se dará por inércia. É preciso impulsioná-lo e, ao lançar a Abrafati 2019, estamos fazendo isso. Assim, recomendo preparar-se desde já para o evento, que acontecerá em um período extremamente propício, ao qual nosso setor chegará mais aquecido e ávido por inovações. Nessa preparação, pense no médio e longo prazo: avalie o imenso potencial para o crescimento da cadeia de tintas no Brasil, assim como em toda a América Latina, que abre inúmeras oportunidades de negócios com as empresas e os profissionais que estarão circulando pelos corredores, estandes e auditórios do evento. Tenha em mente que o Brasil é um dos maiores produtores de tintas do mundo, com mais de 1,5 bilhão de litros anuais, e tem consumo per capita baixo, quando comparado a outros países. É, portanto, um mercado que deve ser avaliado com atenção por qualquer player, local ou global.
Como disse um pensador, nada é mais poderoso que uma ideia cujo tempo chegou. Como o tempo da Abrafati 2019 chegou, é hora de arregaçar as mangas e partir para a ação!
———————————————————————————————————————
Artigo de Antonio Carlos de Oliveira, originalmente publicado na revista Química & Derivados, edição 593, de setembro/2018