Inaugurado o primeiro Centro Prolata de Reciclagem
Iniciativa, que conta com a parceria da Abrafati, atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em cerimônia realizada na manhã de 29 de outubro, foi inaugurado na Zona Norte de São Paulo o primeiro Centro Prolata de Reciclagem.
Com espaço para receber até 2 mil toneladas de embalagens de aço pós-consumo por mês, o local é resultado de um trabalho desenvolvido pela Associação Prolata Reciclagem – formada por 15 empresas do setor de embalagens de aço –, tendo a Abrafati como parceira.
Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ali as embalagens são classificadas, prensadas e enviadas para siderúrgicas, que as transformarão em novas chapas metálicas. Quem entrega a sucata recebe por ela um valor com base no preço praticado no mercado.
José Maria Granço, presidente da Associação Prolata Reciclagem, e Thais Fagury, gerente-executiva, destacaram que haverá estruturas com a mesma finalidade nas cidades sede da Copa do Mundo, sempre vinculados a siderúrgicas, que garantirão a compra do material.
“Com essa iniciativa, está sendo dado um importante passo para facilitar a coleta e a destinação correta das embalagens de aço pós-consumo, que são 100% recicláveis e têm forte demanda no mercado”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.