Frente Parlamentar da Química 2023 é lançada em evento em Brasília
Evento contou com a participação das entidades representativas do setor reunidas no IdQ, como a Abrafati.
Realizou-se na manhã da última quarta-feira (19/04), no Salão Nobre do Congresso Nacional, a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) para a nova legislatura. A frente é composta por deputados e senadores que atuam em favor do setor no Legislativo, sendo presidida pelo deputado federal Afonso Motta (PDT-RS). Criada em 2012, tem como objetivos melhorar as políticas públicas e recuperar a competitividade e produtividade do setor químico nacional, gerando riqueza e empregos de alta qualificação no Brasil. Sua secretaria-executiva é hoje exercida pelo Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IdQ), formado por várias entidades – entre as quais a Abrafati.
Na cerimônia, que contou com a presença de diversos parlamentares e lideranças empresariais, o deputado Afonso Motta defendeu que a indústria química busque no Congresso, cada vez mais, a representatividade que possui dentro do setor produtivo brasileiro. Já Juliana Marra, presidente do IdQ, apresentou os sete temas que receberão atenção do instituto: energia elétrica, financiamento da produção, infraestrutura e logística, reforma tributária, comércio exterior, política industrial e saneamento básico. Por sua vez, o presidente-executivo da Abiquim, André Passos, ressaltou a importância do setor e propôs uma meta ambiciosa: levar a indústria química brasileira a ser a quarta maior do mundo (hoje é a sexta maior).
Presente ao evento de lançamento, Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati, destacou que o trabalho integrado dos players da cadeia química, dentro do IdQ, é fundamental para que as pautas comuns se fortaleçam e recebam a devida atenção do Poder Legislativo e dos demais interlocutores do setor.