Setor de tintas comemora cumprimento de metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2022
Parcerias possibilitam ampliar os volumes de aço, plástico e papelão encaminhados para reciclagem.
Mais um ótimo resultado a ser celebrado: as metas estabelecidas para o atendimento, pela indústria de tintas, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foram atingidas no ano passado.
A meta para o aço, de cerca de 54 mil toneladas, foi superada em mais de 20%, graças ao programa Prolata, do qual a Abrafati é parceira há muitos anos. O trabalho nessa seara, já consolidado e em constante aprimoramento, envolve três frentes principais de atuação, em âmbito nacional: cooperativas de catadores, entrepostos e PEVs (pontos de entrega voluntária), além de ações de educação ambiental.
Já no que se refere ao plástico e ao papelão, a meta para o setor de tintas em 2022 era de 3.285 toneladas. Esse volume foi alcançado a partir do trabalho coordenado pela Boomera Ambipar, que priorizou as ações com cooperativas de catadores de todas as regiões do país. As cooperativas participantes desse projeto, que responderam por 90% do volume dos dois materiais, receberam apoio para melhorias em processos, gestão e estrutura.
Esses resultados refletem o empenho do setor em encontrar as melhores soluções para a destinação das embalagens pós-consumo de tintas imobiliárias. Reafirmam, também, o seu compromisso com a sustentabilidade e com a economia circular.