Abrafati elege Conselho Diretivo para o biênio 2018-2020

Nova gestão avançará na implementação das diretrizes do novo direcionamento estratégico definido para a Associação. 

Em Assembleia realizada no dia 24 de abril, foi eleito o Conselho Diretivo da Abrafati para os próximos dois anos.

A presidência do Conselho será exercida por Freddy Carrillo, da Sherwin-Williams, que cumprirá seu segundo mandato consecutivo nessa posição, dando continuidade à plataforma adotada no biênio anterior.

Na nova gestão, Marcos Allemann (BASF) e Daniel Campos (AkzoNobel) ocupam, respectivamente, os cargos de 1º e 2º vice-presidentes. O grupo de conselheiros é formado também por Agnaldo Bergamo (Eucatex), Andreas Gaudenz de Salis (Montana), Douver Gomes Martinho (Universo), Marcelo Cenacchi (Renner Sayerlack), Mateus Aquino (Axalta), Marcio Grossmann (PPG), Milton José Killing (Killing), Reinaldo Richter (WEG) e Ronaldo de Oliveira Souza (Iquine).

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos como titulares Christiaan van Raij (AkzoNobel), Marcos Antonio Lima Fernandes (BASF) e Nilton Rezende (The Valspar), tendo como suplentes José Luis Schianti (Montana) e Leticia Lima (Axalta).

Andreas Gaudenz de Salis, da Montana, foi escolhido como o chairman do Comitê de Sustentabilidade do Conselho Diretivo.

Freddy Carrillo anunciou que os bons resultados obtidos a partir do processo de redirecionamento estratégico da Associação, iniciado em 2017, indicam o caminho a ser seguido nos próximos anos. “Vamos continuar avançando na nossa trajetória de melhoria contínua e contribuição efetiva para o mercado, a sociedade e o País”, afirmou.

Inovações e forte procura marcam 30a edição do Curso de Tintas da Abrafati

Criado em 1988, curso é constantemente renovado, acompanhando a evolução tecnológica e a realidade do mercado.

No último dia 03 de abril, iniciou-se a 30a edição do Curso de Tecnologia em Tintas da Abrafati, com a aula inaugural sendo ministrada por Marcos Azevedo, diretor de Qualidade da Sherwin-Williams, após uma apresentação feita por Jorge Fazenda, o idealizador dessa iniciativa que já beneficiou centenas de profissionais da cadeia de tintas.

Celebrando os 30 anos do curso e mantendo-se fiel à sua proposta de renovação e melhoria contínuas, a edição atual apresenta novidades. Além da atualização do programa com novos conteúdos, cinco orientadores foram incorporados ao grupo responsável pelas aulas teóricas e práticas, agregando a ele ainda mais conhecimentos e experiência.

Adicionalmente, a partir de agora, todas as edições contarão com um patrono, representando um reconhecimento a um profissional cuja contribuição para o curso foi e segue sendo valiosa. O professor Constantino Trufem foi o escolhido para a 30a edição e, nessa condição, presidirá a cerimônia de entrega dos certificados ao final do curso.

Sendo reconhecido como importante alternativa para aquisição e atualização de conhecimentos aprofundados em curto espaço de tempo, o curso despertou muito interesse entre os profissionais ligados a fabricantes de tintas e seus fornecedores. 26 alunos se inscreveram e já estão reservadas vagas para a próxima edição, que acontecerá no 2o semestre.

Tintas em destaque no Dia Internacional da Cor

Apresentações destacaram pesquisa, inovação, qualidade e variedade de cores oferecidas.

Realizada pela ProCor Brasil, a comemoração do Dia Internacional da Cor reuniu fabricantes de tintas, fornecedores de soluções para cores, arquitetos, decoradores, designers de interiores e especialistas do meio acadêmico no dia 21 de março, em São Paulo.

Apoiadora do evento, a Abrafati esteve representada por Freddy Carrillo, presidente do seu Conselho Diretivo. Em seu pronunciamento na sessão de abertura, ele destacou a importância do trabalho conjunto dos fabricantes de tintas e dos arquitetos, decoradores e outros especificadores, para estimular o uso de cores na pintura de imóveis, que se refletirá no aumento do consumo. Lembrou, também, a associação da imagem do Brasil com as cores, mencionando exemplos como o Carnaval e as belezas naturais.

A programação incluiu uma palestra do consultor Leoncio Spencer Pedrosa sobre emocionalidade na aplicação de cores, seguida de um painel acadêmico, com a participação de pesquisadores ligados ao Grupo Mantis, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que apresentaram alguns estudos em desenvolvimento. Um segundo painel reuniu representantes das empresas patrocinadoras do evento, entre as quais Lechler, Lukscolor, Renner Sayerlack e Sherwin-Wiliams, que mostraram inovações e tendências relacionadas às tintas e às cores.

Encontro de Brigadas de Emergência contribuirá para capacitação e segurança

Atividade reafirma o compromisso da indústria com a prevenção e com a disseminação das melhores práticas.

No próximo dia 19 de maio, será promovida a 11a edição do Encontro Abrafati de Brigadas de Emergência. As inscrições podem ser feitas desde já por todas as empresas associadas à Abrafati.

O evento desempenha importante papel no treinamento dos seus brigadistas, testando sua preparação para agir em situações de emergência e compartilhando as melhores técnicas e estratégias.

Desenvolvido especificamente para as características das indústrias do setor, o encontro consiste em uma série de provas práticas, que simulam condições de emergência, como incêndios e resgates de pessoas. Isso permite verificar a agilidade e a adoção de práticas adequadas pelas brigadas das empresas – assim como pelos brigadistas individualmente – no enfrentamento de problemas desse tipo. Além disso, as equipes que participam (que podem ser de uma só empresa ou mistas) atuam em um certo clima de tensão, o que torna o exercício ainda mais efetivo.

O resultado do Encontro é muito positivo, segundo a avaliação de quem participou de edições anteriores. Entre os aspectos destacados, estão o intercâmbio de experiências com outros brigadistas e a possibilidade de testar as tomadas de decisão rápidas diante de situações reais.

Curso de Tintas da Abrafati: inscrições abertas para a primeira edição de 2018

Concentradas em apenas oito semanas, aulas teóricas e práticas são uma oportunidade de adquirir e atualizar conhecimentos em curto espaço de tempo.

Gestores, técnicos e outros profissionais das empresas da cadeia de tintas já podem se inscrever para participar do Curso de Tecnologia em Tintas da Abrafati, cuja 30ª edição acontece de 03 de abril a 24 de maio.

Com carga horária de 60 horas de aulas teóricas, realizadas no período noturno, e 40 horas de aulas práticas (aos sábados em período integral), o curso oferece conteúdo aprofundado, dentro de um programa feito sob medida para a realidade brasileira e constantemente atualizado para incorporar as inovações tecnológicas e as tendências mais recentes. Os temas abordados envolvem matérias-primas, processos, produtos e aplicações de tintas.

As aulas são ministradas por especialistas do setor, que utilizam a sua experiência e bagagem técnica para explicar a aplicação prática dos conteúdos.

“O curso traz benefícios diretos para os profissionais, que renovam e ampliam sua capacitação, e para as empresas, que passam a ter equipes ainda mais preparadas para acompanhar e antecipar-se às demandas do mercado. Juntamente com a disseminação de conhecimento, proporciona a interação entre os profissionais, estimulando o intercâmbio de informações e o networking”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da Abrafati.

OPORTUNIDADES PARA O VAREJO DE TINTAS

Antonio Carlos de Oliveira*

 

Uma pesquisa recente sobre o varejo de tintas, encomendada pela Abrafati à consultoria GfK, trouxe diversas informações úteis para os fabricantes e para os revendedores, abrindo oportunidades para a modernização, a incorporação de novas práticas e o crescimento das vendas.

Um dado muito importante diz respeito à presença de máquinas tintométricas nas lojas: a média é pequena, de menos de dois equipamentos desses por revenda. Esse número deveria ser muito maior, para poderem oferecer uma gama mais ampla de cores e de serviços aos clientes. Já houve tempo suficiente para comprovar os benefícios dessa tecnologia, que foi introduzida no Brasil há mais de duas décadas. Mesmo assim, quase 20% das lojas de tintas ainda não contam com nenhuma máquina tintométrica. Fabricantes e revendedores têm de agir em conjunto para mudar essa situação, que não é boa para nenhuma das partes, fazendo certamente com que percam vendas e/ou deixem de vender tintas com maior valor agregado.

Outro fato revelado pela pesquisa é que existe espaço, em muitas lojas, para ampliar o leque de produtos. Entre as revendas, algumas nem sequer vendem texturas e apenas 27% delas têm nas suas prateleiras outros materiais de construção (muitas vezes exigidos na etapa de preparação da superfície antes da pintura, como argamassa ou cimento). Como o consumidor busca cada vez mais comodidade, obtendo tudo o que precisa em um só lugar, é importante estar atento às possibilidades de ampliar o mix de produtos disponibilizados pela loja.

A pesquisa indicou também uma grande oportunidade de modernização, que deve ser considerada em função da revolução digital que estamos vivendo, com quase tudo feito online. O e-commerce, ou seja, a venda pela internet, ainda não conquistou os revendedores de tintas: apenas 7% do total oferecem essa possibilidade aos seus clientes. O potencial representado por esse canal é enorme: em 2016, quase 50 milhões de pessoas no Brasil compraram algo pela internet (22% a mais do que no ano anterior) e o comércio eletrônico foi um dos poucos setores a andar na contramão da crise econômica, crescendo mais de 10% no ano.

Para finalizar, mais uma informação que merece a reflexão dos revendedores. A pesquisa revelou que menos de 25% dos profissionais responsáveis pelas lojas de tintas visitam eventos do setor, como feiras. Essa é uma ação fundamental para conhecer novidades e entender as tendências, facilitando o planejamento de ações e possibilitando fornecer informações diferenciadas aos clientes. Esse foi o objetivo pelo qual promovemos, com apoio da Artesp e da Anamaco, um primeiro encontro voltado exclusivamente para o varejo no nosso recente evento, a Abrafati 2017. Constatamos ali, mais uma vez, como os lojistas têm forte interesse em saber mais sobre o que está sendo desenvolvido e lançado – e que logo chegará às lojas e/ou será pedido pelos clientes.

Vale a pena avaliar essas ideias, que podem contribuir para o seu negócio. Um feliz 2018!

————————————————————x————————————————————-

* Artigo publicado originalmente na revista Pintou na Artesp, edição outubro-novembro-dezembro/2017