Feed de Notícias

Publicado em 10.08.2017

MOMENTO DE TURBINAR AS VENDAS DE TINTAS

Image

Antonio Carlos de Oliveira*

 

Tradicionalmente, o segundo semestre é o período em que as vendas de tintas são mais fortes, mesmo em anos de incertezas políticas e econômicas, como o atual. Isso não é novidade para fabricantes e revendedores, que sabem que muitas famílias costumam arrumar sua casa nessa época, para receber parentes e amigos em um ambiente mais bonito nas festas de fim de ano – o que frequentemente envolve a pintura de ambientes internos e de fachadas, assim como de móveis e outros elementos de decoração.

Como já estamos há bastante tempo com vendas abaixo do esperado, não dá para confiar somente no hábito dos consumidores e ficar esperando os pedidos. Essa tradição precisa ser estimulada, adotando-se uma postura proativa.

Fabricantes e revendedores podem e devem desenvolver iniciativas – sempre que possível em conjunto – para que as tintas sejam incluídas nas listas de prioridades dos consumidores. Isso envolve promover fortemente as tintas, destacando os seus atributos e as características positivas associadas à pintura: cor, alegria, beleza, decoração, renovação dos ambientes, higiene, proteção e conservação das superfícies pintadas, valorização do imóvel e muito mais.

Juntamente com essa argumentação, é necessário ampliar aquilo que já vem sendo feito no sentido de oferecer preço justo, facilidades no pagamento e atendimento de qualidade. Para completar, é preciso contar, nas lojas, com profissionais preparados para orientar e ajudar o seu cliente a encontrar o melhor produto para as suas necessidades e/ou para a realização de seus sonhos. Com treinamento e produção de materiais informativos, os fabricantes podem contribuir muito para essa tarefa.

Como o consumidor quer ver a tinta aplicada – na sua parede, porta, janela ou outra superfície –, a indicação de pintores qualificados é um serviço complementar muito valioso que pode ser prestado ao cliente, contribuindo para que ele saia da loja com todas as possibilidades de ver a sua pintura bem realizada.

Uma parcela fundamental desse trabalho de sedução e convencimento dos consumidores cabe aos fabricantes de tintas. Além de ações de propaganda e promoção, eles precisam continuar ampliando a oferta de produtos cada vez melhores, mais avançados e que tenham o seu valor reconhecido pelos clientes.

Com os esforços que todos os elos da cadeia de tintas já vêm fazendo, e que serão intensificados neste segundo semestre, temos certeza de que chegaremos ao final do ano com um bom resultado em vendas, mantendo a tradição e abrindo o caminho para que 2018 seja melhor.

———————————————————————————————————————

* Artigo publicado originalmente na revista Pintou na Artesp, edição abril-maio-junho 2017

Associados

Image
Logo Advancion
Logo AkzoNobel
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Logo Brasilux
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Logo Tintas Dacar
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Logo Tintas Irajá
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image