MOMENTO DE TURBINAR AS VENDAS DE TINTAS
Antonio Carlos de Oliveira*
Tradicionalmente, o segundo semestre é o período em que as vendas de tintas são mais fortes, mesmo em anos de incertezas políticas e econômicas, como o atual. Isso não é novidade para fabricantes e revendedores, que sabem que muitas famílias costumam arrumar sua casa nessa época, para receber parentes e amigos em um ambiente mais bonito nas festas de fim de ano – o que frequentemente envolve a pintura de ambientes internos e de fachadas, assim como de móveis e outros elementos de decoração.
Como já estamos há bastante tempo com vendas abaixo do esperado, não dá para confiar somente no hábito dos consumidores e ficar esperando os pedidos. Essa tradição precisa ser estimulada, adotando-se uma postura proativa.
Fabricantes e revendedores podem e devem desenvolver iniciativas – sempre que possível em conjunto – para que as tintas sejam incluídas nas listas de prioridades dos consumidores. Isso envolve promover fortemente as tintas, destacando os seus atributos e as características positivas associadas à pintura: cor, alegria, beleza, decoração, renovação dos ambientes, higiene, proteção e conservação das superfícies pintadas, valorização do imóvel e muito mais.
Juntamente com essa argumentação, é necessário ampliar aquilo que já vem sendo feito no sentido de oferecer preço justo, facilidades no pagamento e atendimento de qualidade. Para completar, é preciso contar, nas lojas, com profissionais preparados para orientar e ajudar o seu cliente a encontrar o melhor produto para as suas necessidades e/ou para a realização de seus sonhos. Com treinamento e produção de materiais informativos, os fabricantes podem contribuir muito para essa tarefa.
Como o consumidor quer ver a tinta aplicada – na sua parede, porta, janela ou outra superfície –, a indicação de pintores qualificados é um serviço complementar muito valioso que pode ser prestado ao cliente, contribuindo para que ele saia da loja com todas as possibilidades de ver a sua pintura bem realizada.
Uma parcela fundamental desse trabalho de sedução e convencimento dos consumidores cabe aos fabricantes de tintas. Além de ações de propaganda e promoção, eles precisam continuar ampliando a oferta de produtos cada vez melhores, mais avançados e que tenham o seu valor reconhecido pelos clientes.
Com os esforços que todos os elos da cadeia de tintas já vêm fazendo, e que serão intensificados neste segundo semestre, temos certeza de que chegaremos ao final do ano com um bom resultado em vendas, mantendo a tradição e abrindo o caminho para que 2018 seja melhor.
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* Artigo publicado originalmente na revista Pintou na Artesp, edição abril-maio-junho 2017