Em 2013, Campanha Madeira de Verdade destacará diferenciais trazidos pela utilização do material
Sustentabilidade, originalidade, resistência, durabilidade e outros atributos serão ressaltados, estimulando e valorizando o uso da madeira.
Criada em 2011 pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), a Campanha Madeira de Verdade entrou em uma nova etapa em 2013, buscando destacar fortemente os atributos diferenciados da madeira e promover as diversas possibilidades de sua utilização, de maneira original e inovadora, na produção de móveis, na decoração, na construção e em inúmeras outras aplicações.
As crescentes exigências da sociedade relacionadas à sustentabilidade serão um dos direcionadores da campanha, que desenvolverá ações para conscientizar os especificadores (como os designers, decoradores e arquitetos) e usuários finais de que a madeira é uma matéria-prima de fonte renovável, que se decompõe sem gerar impacto e pode contribuir para a redução da utilização de outros materiais não renováveis. Para isso, além de valorizar o material, será necessário desfazer mitos relacionados ao seu uso, como o de que comprar madeira ou objetos feitos com ela significa contribuir para a destruição de florestas. “Temos de mostrar claramente que utilizar madeira de origem legal ou comprar produtos feitos com ela é uma atitude correta do ponto de vista ambiental”, afirma Humberto Tufolo Netto, coordenador da Campanha.
Uma das questões a ser enfrentada é que no Brasil, por motivos culturais e por preconceitos injustificados, ainda se usa pouca madeira em aplicações mais nobres. Porém, o país possui condições extremamente propícias para produzir esse material com qualidade e em quantidade, de maneira legal e sustentável. Ao mesmo tempo, conta com empresas e profissionais de ponta para desenvolver projetos que envolvam a sua utilização. É necessário, assim, que o país se incorpore a uma tendência, existente em todo o mundo, de valorização da madeira, que se reflete no universo da moda e do design. Hoje, no mercado de luxo, já se veem diversos exemplos de utilização do material em joias, bolsas e baús de viagem, armações de óculos e muitos outros.
Intensificação das ações
Para fazer frente a seus objetivos, essa nova etapa da Campanha envolverá ações voltadas para diversos públicos, com especial ênfase nos formadores de opinião, nos designers e nos especificadores de materiais para obras e projetos de decoração. A participação em eventos será priorizada, para a disseminação de informações ao público, muitas vezes com a realização de palestras. As ações de divulgação via imprensa também serão intensificadas, contando com o apoio de importantes parceiros de mídia. Além disso, o amplo potencial representado pela internet será mais explorado, tanto com o portal www.madeiradeverdade.com.br quanto com as redes sociais e a utilização de recursos como newsletter eletrônica e e-mail marketing.
“Temos uma boa causa para defender. Precisamos agora levar nossa mensagem, de maneira ampla, a toda a sociedade. É nisso que investiremos prioritariamente em 2013”, explica Humberto Tufolo Netto.
Campanha Madeira de Verdade
Lançada em 2011 pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), a Campanha Madeira de Verdade foi idealizada para destacar os atributos da madeira e promover as diversas possibilidades de sua utilização. O conceito chave é o de que a madeira de verdade, obtida por meio de procedimentos sustentáveis e legais, é um material com características únicas e ambientalmente correto.
A campanha vem sendo desenvolvida a partir do compromisso de três fabricantes de tintas e vernizes – Montana Química, Sayerlack e Sparlack –, que aportam recursos e conhecimentos para o seu desenvolvimento. Conta ainda com o apoio de profissionais, empresas e instituições que estão ligados ao fornecimento, utilização e venda de madeira de verdade e de produtos à base dela.