Indústria de tintas estabelece meta para reduzir emissões em 25% até 2030

Ação reforça o compromisso do setor com o desenvolvimento sustentável.
Depois de realizar o primeiro Inventário Setorial de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da indústria de tintas, a Abrafati decidiu estabelecer a meta de reduzir em 25% essas emissões até 2030. Isso significará emitir menos 0,007 kg de CO2e (dióxido de carbono equivalente) por kg de produto.
A redução parte do total apurado no levantamento feito com 27 fabricantes de tintas, referente a 2023, que considerou as emissões dos Escopos 1 e 2 (emissões diretas e emissões indiretas provenientes da compra de eletricidade e processos de vaporização, aquecimento e resfriamento), seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro do GHG Protocol.
As principais fontes emissoras identificadas foram combustão estacionária, combustão móvel, emissões fugitivas e de processo, além do consumo de energia elétrica adquirida. Em função disso, as medidas a serem implementadas para alcançar a meta de redução incluem a adoção de energia renovável, a utilização de combustíveis alternativos (como biomassa) em caldeiras, a substituição de gasolina por etanol em veículos, o uso de empilhadeiras elétricas e a troca dos gases de refrigeração por opções com menor impacto ambiental.
Essa é mais uma ação que faz parte da agenda do Programa Setorial de Sustentabilidade (PSS), reforçando o compromisso da indústria de tintas com a transição para uma economia de baixo carbono e o alinhamento do setor às melhores práticas globais de sustentabilidade.