Em 2024, vendas de tintas tiveram forte crescimento: 6,0%

Volume vendido praticamente alcançou 2 bilhões de litros no ano, que foi o melhor da série histórica.
2024 fechou com um resultado recorde para o mercado brasileiro de tintas, superando todas as previsões feitas ao longo do ano. Os dados da Abrafati revelam que o ritmo de vendas se manteve forte ao longo do ano em todos os segmentos, levando o volume total a 1,983 bilhão de litros – 112 milhões de litros a mais do que no ano anterior, o que representa um crescimento de 6,0% – percentual que supera inclusive o de 2021 (5,7%), considerado um ano “fora da curva” pelo setor.
O volume de 2024 – de quase 2 bilhões de litros – representa o melhor resultado da série histórica e já coloca o Brasil como o quarto maior produtor do mundo, superando a Alemanha.
O crescimento se deu em todos os segmentos da indústria, com maior destaque para as tintas automotivas originais, que acompanharam o vigoroso aumento das vendas de veículos. As tintas imobiliárias seguiram com ótimo desempenho, alcançando o volume recorde de 1,490 bilhão de litros (aumento de 5,9% em relação ao ano anterior).
Outro ponto alto de 2024 foi o desempenho das tintas industriais, com volume 6,3% superior ao de 2023. Todos os subsegmentos dessa linha tiveram crescimento alto, especialmente em função das boas vendas de bens de consumo duráveis e do avanço de projetos de infraestrutura (estimulados por fatores como o ano eleitoral e as concessões à iniciativa privada).
As tintas de repintura automotiva também viram as suas vendas aumentar, na faixa de 3,6%, o que se explica tanto pela maior movimentação na venda de veículos novos – que repercute na venda de usados e no investimento em reparos para essa venda – quanto pelo nível mais alto de confiança do consumidor no futuro.
Para 2025, a expectativa atual da Abrafati é de crescimento das vendas em ritmo menor, na faixa de 2,0 a 2,5%.