Anunciados os vencedores da edição 2022 do Prêmio Abrafati
Cerimônia virtual de entrega será no dia 15/12.
A Comissão Julgadora da 23ª edição do Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas chegou a um veredito, apontando seis pesquisadores como os vencedores de 2022. Os dois trabalhos elaborados por esses especialistas foram considerados relevantes e tecnicamente consistentes, cumprindo os requisitos estabelecidos no regulamento.
Bárbara Rodrigues Freitas e seu orientador Fernando Cotting, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistaram o primeiro lugar com o trabalho “Melhoria em revestimentos anticorrosivos pela incorporação do pó da fibra de coco”. A qualidade do trabalho foi destacada pela Comissão Julgadora, que também registrou a importância de ter sido produzido no meio acadêmico, cujas pesquisas o Prêmio Abrafati pretende incentivar. Fernando Cotting já havia sido premiado em 2017, como autor, e agora, já como professor da UFMG, recebe-o na condição de orientador.
A segunda colocação ficou com os pesquisadores Ariel Brandt Lopez e Eduarda Diefenbach e seus orientadores Ernani Otávio Papudo e Rogério B. Auad, da RMA Tech. O grupo já havia sido reconhecido na edição anterior do prêmio e repetiu a dose em 2022, com o trabalho intitulado “Ajuste da força de tingimento em dispersões de pigmentos através da técnica de transmitância em equipamento específico”. Nesse caso, a Comissão salientou o fato de que se trata de um caso de tecnologia aplicada, que se vincula ao objetivo da premiação de estimular o desenvolvimento tecnológico do setor.
Neste ano, houve uma redução no número de trabalhos inscritos e apenas dois deles atingiram a pontuação mínima necessária, o que impediu o reconhecimento de três vencedores, como em edições anteriores. O Conselho Técnico-Científico da Abrafati já está estudando ajustes no regulamento e na formatação do Prêmio, para que mais profissionais se sintam motivados a mostrar os estudos técnicos que realizam. Independentemente disso, o acervo de qualidade formado pelos trabalhos laureados ao longo dos anos segue crescendo, confirmando que há muitas pesquisas relevantes relacionadas às tintas sendo feita no Brasil.
A entrega dos prêmios será feita virtualmente, no próximo dia 15 de dezembro.