Primeira norma de especificação de texturas é aprovada no Comitê de Tintas da ABNT
Fato é uma conquista para o setor, que permitirá em breve incorporar essa categoria de produtos às avaliações feitas pelo PSQ.
Em reunião extraordinária do CB-164, o Comitê de Tintas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foi aprovada a primeira norma de especificação de texturas para uso exterior.
Fruto de um esforço conjunto de fabricantes de tintas, fornecedores de matérias-primas e outros interessados, a finalização desse projeto representa mais um importante passo em direção à maior qualidade e à isonomia competitiva.
Com a participação crescente das texturas no mercado, essa norma havia se tornado uma necessidade, para permitir avaliações pelo PSQ (Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias) que diferenciem produtos com qualidade reconhecida daqueles que não cumprem os requisitos técnicos mínimos.
A partir de agora, a norma passará pelos processos internos da ABNT e logo entrará em consulta pública, para depois se juntar às duas normas de metodologia de texturas já publicadas (ABNT NBR 16912 e ABNT NBR 17012), referentes à determinação da resistência de aderência à tração e à determinação de permeabilidade à água por coluna d’água.
Assim que estiver publicada, a norma de especificação de texturas passará a fazer parte do amplo conjunto de documentos normativos relacionados às tintas imobiliárias (mais de 40) que o setor construiu, a partir da implantação do PSQ, e que é continuamente ampliado e atualizado com acréscimos e versões revisadas.
Assim, o ano de 2022, em que foram comemorados os 20 anos do Programa que mudou o panorama das tintas imobiliárias no Brasil, fecha com mais um fato muito positivo.