Fórum Abrafati mostra resiliência do setor e destaca oportunidades
Evento trouxe informações e análises valiosas para entender os cenários atuais e futuros.
Realizado pela primeira vez no modo online, o Fórum Abrafati reuniu centenas de profissionais no último dia 10/11 para conhecerem as avaliações sobre o desempenho do setor em 2020 e o panorama para os próximos anos.
A programação, conduzida pela jornalista Karyn Bravo, começou com uma apresentação do economista Ricardo Sennes sobre as perspectivas para o país. Ele ressaltou que houve uma redução do risco político, com maior estabilidade nessa área, mas na seara econômica existe a preocupação com as várias questões a serem enfrentadas, entre as quais a situação fiscal, sem que exista um plano robusto a ser implementado.
Na sequência, dois painéis reuniram os 12 membros do Conselho Diretivo da Abrafati para analisar o momento atual e os desafios futuros. No primeiro bloco, participaram Marcos Allemann (BASF), Milton Killing (Killing), Alan Souza (Iquine), Marcelo Cenacchi (Sayerlack), Mateus Aquino (Axalta) e Douver Martinho (Universo), que comentaram a recuperação sólida das vendas no segundo semestre – com as diferenças em termos regionais e de segmentos – assim como a demonstração da resiliência e da capacidade de adaptação do setor. A postura de otimismo cauteloso para 2021 foi unânime.
Já o segundo painel contou com a participação de Daniel Campos (AkzoNobel), Agnaldo Bergamo (Eucatex), Reinaldo Richter (WEG Tintas), Andreas de Salis (Montana), Marcio Grossmann (PPG) e Freddy Carrillo (Sherwin-Williams). Além de chamarem a atenção para os aprendizados trazidos pela pandemia e para os bons resultados da colaboração de todo o setor em busca de soluções conjuntas, foram apontados caminhos e oportunidades para o futuro, que envolvem aspectos como sustentabilidade, mobilidade, digitalização, melhorias na infraestrutura, importância dos cuidados com a saúde e a experiência do consumidor com a pintura.
A gravação do evento está disponível no canal da Abrafati no YouTube.