Novas versões das normas técnicas estão valendo a partir de hoje

Mudança normativa foi significativa, como parte de um processo evolutivo do mercado e do Programa Setorial da Qualidade.

 

A partir de hoje (26/03), entra em vigor um conjunto de cinco normas técnicas revisadas que resultarão em importantes melhorias, ampliando o alcance do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) e contribuindo fortemente para a meta de elevar o patamar de qualidade do mercado.

Todas as versões revisadas foram publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em setembro de 2019, com prazo de 18 meses para começarem a valer.

A primeira dessas normas é a NBR 11702/2019, de classificação, que cria, entre diversas outras alterações, a categoria Super Premium, com requisitos mínimos de desempenho mais elevados que os das atuais categorias Econômica, Standard e Premium, em termos de cobertura e resistência. Essa nova categoria representa um incentivo à melhoria contínua, inovação e à diferenciação, com benefícios claros para o consumidor.

Já a NBR 15079, que tem como foco os requisitos de desempenho para tintas látex, foi desdobrada em duas partes em sua nova versão: a parte 1 trata das tintas látex foscas nas cores claras e incorpora a categoria Super Premium, enquanto a parte 2 contempla também as 4 categorias, mas nos acabamentos estabelece os requisitos mínimos para alguns produtos da linha imobiliária – tintas látex acetinadas, semiacetinadas e semibrilho – que ainda não estavam incluídas no PSQ.

Por sua vez, a NBR 14942/2019 (que trata de cobertura seca e rendimento teórico) estabeleceu uma nova definição de rendimento, criando maior clareza a partir do conceito de rendimento acabado. Finalmente, a NBR 16211/2019, dedicada aos requisitos de desempenho para vernizes, passou a incorporar, na sua revisão, o rendimento, além de outras melhorias.

Muitos outros avanços já estão sendo discutidos e planejados para os próximos meses, reforçando o caráter evolutivo do PSQ.

 

Últimos dias para se inscrever no Curso de Tintas da Abrafati

Restam poucas vagas para as aulas da segunda edição online do curso, que se inicia-se em 22 de março.

 

O Curso de Tecnologia em Tintas da Abrafati, em sua segunda edição online, atraiu muitos interessados, fortalecendo a convicção de que essa modalidade é fundamental para que profissionais de todo o país tenham acesso a essa importante iniciativa de capacitação.

A turma já está formada, principalmente com profissionais das áreas técnicas e de gestão dos fabricantes de tintas e seus fornecedores. Porém, ainda há algumas vagas abertas para se atingir o limite de alunos estabelecido para a edição.

As aulas começam no dia 22 de março e se estendem por nove semanas, sempre no período noturno. O programa envolverá 29 aulas, três a mais do que na edição anterior, por terem sido agregados novos conteúdos ligados a cargas minerais, aos desafios da sustentabilidade em tintas e à pintura automotiva. Além disso, na aula inaugural será possível conhecer a visão de uma profissional muito conceituada – Elaine Poço, diretora da AkzoNobel e membro do Conselho Técnico-Científico da Abrafati – sobre a importância das tintas de revestimento e seu estágio atual.

O curso proporciona uma visão panorâmica sobre as tintas, das matérias-primas e processos até os produtos e suas aplicações. Desenvolvido de acordo com a realidade da indústria de tintas no Brasil, tem como professores um grupo muito qualificado de profissionais que somam a experiência no setor a uma sólida bagagem técnica. Por tudo isso, é uma oportunidade que deve ser aproveitada por profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos.

As inscrições estão abertas até 19/03. Há descontos para empresas associadas e para empresas que inscreverem mais de um profissional.

Para saber mais, acesse https://Abrafati.com.br/curso-de-tecnologia-em-tintas/