Prevenção e segurança em destaque no Encontro Abrafati de Brigadas de Emergência

Evento reuniu profissionais de diversas empresas, contribuindo para a capacitação e o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas em situações de emergência.

Realizada em 21 de maio, a 10a edição do Encontro Abrafati de Brigadas de Emergência foi uma importante oportunidade para brigadistas das empresas associadas (fabricantes de tintas e fornecedores de matérias-primas) aprimorarem conhecimentos e assimilarem as melhores práticas usadas na prevenção e na atuação em caso de necessidade.

O evento foi organizado sob a forma de competição por equipes, com provas simulando situações reais de incêndio, vazamento e resgate de vítima, inclusive com a tensão que nelas existe. A avaliação envolveu o tempo para cumprir as provas e a utilização das técnicas adequadas.

Participaram equipes formadas por brigadistas apenas de uma empresa e outras que mesclavam profissionais de mais de uma empresa, o que resultou em uma disputa sadia, na qual todos se empenharam em mostrar seu preparo para lidar com emergências.

A equipe que obteve o melhor resultado foi a Axalta, seguida por PPG e Futura. Mais importante que a premiação, no entanto, foram o intercâmbio de experiências e a integração, que resultam em melhoria da capacitação e aperfeiçoamento das técnicas dos brigadistas, contribuindo para que o setor como um todo trabalhe com mais segurança – o que beneficia as próprias empresas, os funcionários, as comunidades vizinhas e, por extensão, toda a sociedade.

Congresso mostrará estudos e desenvolvimentos inovadores

Soluções relacionadas às formas de agregar valor ao produto estarão em destaque na programação, que envolverá mais de uma centena de trabalhos de especialistas de todo o mundo.

O Comitê Científico do 15o Congresso Internacional de Tintas começou a analisar os trabalhos recebidos, para definir a programação de palestras e apresentações sob a forma de pôster. Já foi possível perceber que os papers submetidos à avaliação se caracterizam pela qualidade técnica, pelo perfil inovador e pela relevância para o desenvolvimento tecnológico, estando alinhados ao objetivo principal do evento, que é o de agregar valor às tintas.

Estarão em evidência estudos sobre tintas destinadas a todos os tipos de aplicações, abordando temas ligados à sua qualidade e ao seu desempenho, como durabilidade, resistência, cobertura e secagem, assim como ao seu papel no combate à corrosão.

Com forte perfil inovador, no conjunto de trabalhos recebidos destacam-se também importantes contribuições para avanços em áreas como a aplicação da nanotecnologia, as soluções mais recentes em termos de microbiologia, a utilização de matérias-primas de fonte renovável, o reaproveitamento de resíduos de processos industriais, a melhoria da qualidade do ar interior e da eficiência energética de edificações.

Parte da Abrafati 2017, o Congresso Internacional de Tintas acontece de 03 a 05 de outubro, no São Paulo Expo. Serão 90 palestras ao longo de três dias, somadas a dezenas de trabalhos apresentados na Sessão Pôster, ao Seminário Abrafati-RadTech de Cura por Radiação e a quatro Sessões Plenárias a cargo de personalidades globais do setor.

Encontro de Brigadas contribuirá para a segurança na indústria

Evento reafirma o compromisso com a segurança e a prevenção.

Reconhecido por seu papel no treinamento de brigadistas e na disseminação das melhores práticas no setor de tintas, o Encontro Abrafati de Brigadas de Emergência terá sua 10a edição no próximo dia 21 de maio, no Centro de Treinamento Águia de Fogo, em Mogi das Cruzes (SP).

O evento contribui para tornar mais seguras as indústrias de tintas, que lidam com produtos e processos que exigem cuidados especiais, resultando em benefícios para as empresas, seus funcionários, suas instalações e seu entorno.

Desenvolvido especificamente para as brigadas das empresas que atuam no setor, o encontro consiste em uma série de provas práticas, que simulam condições de emergência, como incêndios e resgates de pessoas. Esse formato permite a aplicação das técnicas, estratégias e conhecimentos mais adequados para enfrentar problemas desse tipo com efetividade e rapidez, além de criar certa tensão, característica de emergências.

Participantes de edições anteriores relatam que a experiência adquirida nas provas facilita a tomada de decisão da equipe de brigadistas diante de situações reais. O clima de cooperação, a interação e o intercâmbio de experiências são benefícios adicionais, deixando o setor ainda mais preparado para a prevenção e a atuação em caso de necessidade.