Prolata Reciclagem avança na destinação correta de embalagens metálicas
Termo assinado com a Abeaço reafirma compromisso da Abrafati com a busca das melhores soluções para os resíduos sólidos.
Em 2014, foram obtidos importantes avanços no trabalho desenvolvido pelo setor de tintas, por meio da Abrafati, para garantir a destinação adequada às embalagens pós-consumo. Alinhadas aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, as ações envolveram um amplo diagnóstico de cooperativas de catadores, a seleção de 50 delas, o apoio ao aprimoramento de sua eficiência operacional, o treinamento de seus membros para utilização dos procedimentos adequados na coleta e tratamento das latas de tinta, assim como um acompanhamento constante do trabalho dessas cooperativas.
Com isso, ampliou-se significativamente o alcance do programa Prolata Reciclagem, desenvolvido em parceria com a Abeaço (Associação Brasileira da Embalagem de Aço) e que se iniciou com a instalação do primeiro Centro Prolata de Reciclagem, no bairro paulistano de Pirituba. Para ratificar essa parceria e aperfeiçoar o que já vem sendo feito, em dezembro foi firmado um termo de compromisso entre as duas entidades de classe.
“Temos atuado de maneira proativa, buscando as melhores soluções para as embalagens pós-consumo, um tema que é prioritário para nós. Fizemos grande progresso, estabelecendo estruturas adequadas em 11 capitais brasileiras e adquirindo um importante know-how para a continuidade e expansão desse trabalho”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.