Começa a implantação de PEVs para logística reversa de embalagens plásticas
Projeto Descarta Aí foi desenvolvido pela Abiplast para enfrentar os desafios ligados a esse tema, contando com o apoio da Abrafati.
No final de setembro, foi inaugurado em São Paulo o segundo PEV (ponto de entrega voluntária) do Projeto Descarta Aí, criado para aumentar a taxa de reciclagem de baldes plásticos pós-consumo e de suas tampas. Ao todo, está prevista a instalação de 18 pontos de coleta em lojas de tintas e materiais de construção, nos estados de São Paulo, Paraná e Ceará. Os dois primeiros ficam nas lojas da Telhanorte na Marginal Tietê e da Lusacor na Rua Amaro Luz, na capital paulista.
Os PEVs já estão em funcionamento, com uma operação simples e consistente: as lojas participantes armazenam temporariamente os materiais recebidos, que são recolhidos de forma periódica por uma empresa homologada. A coleta, o transporte e a destinação de resíduos são feitos de acordo com todos os critérios legais e normas ambientais. A utilização de tecnologia garante a rastreabilidade dos baldes e tampas, com relatórios para comprovação.
O Descarta Aí é uma iniciativa da Câmara Setorial dos Fabricantes de Baldes Industriais (Cofabi), da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), estruturada pela Yattó, startup especializada em logística reversa e economia circular. A Abrafati, que participa há muitos anos das discussões voltadas para a construção de uma solução para as embalagens plásticas de tintas pós-consumo, apoia o projeto, tendo assinado em junho um termo de parceria com a Abiplast.