Abrafati comemora 33 anos e apresenta sua nova marca
No dia 17 de julho, a Abrafati promoveu um evento comemorativo com as empresas associadas e lideranças setoriais, para celebrar seus 33 anos de fundação e apresentar mais um passo no seu processo de renovação e redirecionamento estratégico: a sua nova marca.
Iniciando-se com um café da manhã de confraternização e networking, com a presença de 70 convidados de empresas de vários pontos do Brasil, a celebração prosseguiu com a apresentação de vídeos com os depoimentos de dois profissionais envolvidos na fundação da Abrafati: Fernando Figueiredo, hoje presidente da ABIQUIM, que na época foi o segundo secretário da Abrafati; e o advogado Luiz Alberto Delbuque Baccaro, que assinou a ata de constituição da Associação. Um terceiro vídeo trouxe a homenagem de Steve Sides, secretário-geral do IPPIC (International Paint and Printing Ink Council), à Abrafati pelo seu aniversário, destacando também o importante papel desempenhado pela associação nas discussões globais sobre o setor e na disseminação de boas práticas na América Latina.
O conteúdo dos vídeos foi o mote para Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da Abrafati, lembrar a importância do trabalho conjunto e da melhoria contínua. “São falas que nos emocionam, nos trazem satisfação e nos inspiram a querer seguir melhorando continuamente. São, portanto, muito adequadas a este momento, que é de comemorar e também de agradecer a todos que estão neste salão, pela presença e, especialmente, pela colaboração que deram para os avanços que vêm ocorrendo em nossa atuação”, disse.
O próximo a falar foi Freddy Carrillo, presidente do Conselho Diretivo, que salientou que a evolução vivenciada é parte de uma trajetória contínua em direção ao futuro. “Os primeiros passos dessa caminhada foram dados em 1985 e desde então seguimos avançando, com as correções de rumo necessárias, entre as quais as que implementamos recentemente. O caminho seguido tem como objetivo o crescimento e desenvolvimento, mas os mapas que usávamos antes não valem mais: foi preciso atualizá-los e aperfeiçoá-los, pois o cenário que enfrentamos é totalmente diferente e não para de mudar”, afirmou.
A atração seguinte foi uma palestra de Sergio Eminente, diretor da consultoria A.T. Kearney, explicando o trabalho desenvolvido para o redirecionamento estratégico da Abrafati e conectando-o à necessidade constante de inovação e renovação. O tema abriu o caminho para o grande momento do dia: a apresentação da nova marca da Abrafati, em um vídeo que causou forte impacto.
Moderna e arrojada, essa nova marca teve como ponto de partida para a sua criação a fórmula da molécula da brasileína, que é o pigmento do pau-brasil – árvore associada à origem do país e às tintas. O formato hexagonal dessa fórmula foi preenchido com o uso de pequenos círculos, derivados do antigo símbolo da Associação. O círculo central representa a Abrafati, que lidera e impulsiona o setor, em constante conexão com os atores representados pelos demais círculos: as empresas associadas, fabricantes de tintas e fornecedores, o varejo, usuários do produto, especificadores, aplicadores e consumidores. É a união de todos, formando o hexágono que transmite a sensação de movimento e expansão, que compõe uma cadeia forte, integrada e sustentável.