Resíduos Sólidos
HOME / Resíduos Sólidos

Indústria de tintas atua em busca das melhores soluções para atender à política nacional de resíduos sólidos. A busca do desenvolvimento setorial sustentável é um compromisso assumido pela cadeia produtiva de tintas, sob a liderança da Abrafati.

Há muitos anos a indústria de tintas, sob a liderança da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), vem trabalhando para encontrar as melhores soluções relacionadas à correta destinação das embalagens de tintas imobiliárias pós-consumo.

Com a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esse trabalho da indústria de tintas foi intensificado, com discussões multissetoriais e com aprimoramento de estudos técnicos. Parte importante desse processo foi ter a adequada classificação de embalagens de tintas imobiliárias, resultado concretizado pela Resolução Conama 469, em 2015.

Para atender às obrigações previstas, a Abrafati, como representante do setor de tintas junto aos governos federal, estaduais e municipais, decidiu-se pela participação no Termo de Compromisso de Embalagens de Aço (Prolata), assinado com o Ministério do Meio Ambiente no final de 2018, além de integrar-se a outras iniciativas voltadas para embalagens plásticas e de papelão.

Desde 2013, a Abrafati protagoniza diversas ações em Logística Reversa:

  • Estruturação de centros de recebimento para receber e garantir a destinação adequada às embalagens pós-consumo.
  • Instalação, em conjunto com o varejo e outros parceiros, de pontos de entrega voluntária (PEVs) para
    recepção dos materiais devolvidos pelos usuários.
  • Parceria com cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis envolvendo treinamento
    e apoio técnico para que atuem de acordo com as melhores práticas.
  • Estabelecimento de iniciativas em conjunto com outros segmentos (construtoras, siderúrgicas, sucateiros, entre outros) para desenvolver soluções conjuntas que facilitem o encaminhamento das embalagens pós-consumo para a reciclagem.

Outra importante vertente de atuação é o investimento na educação, conscientização e sensibilização da sociedade para que as embalagens recebam a destinação correta. Fazem parte das ações já em andamento a produção de materiais informativos, a realização de campanhas educativas, a participação em eventos com foco em reciclagem e economia circular. Da mesma forma, são realizados – diretamente pela Abrafati e também pelas empresas associadas, a partir dos conteúdos fornecidos pela Associação – a transmissão de orientações e o compartilhamento de informações com o consumidor final, os pintores e outros públicos relacionados às tintas.

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Um dos conceitos chave da PNRS é o de Responsabilidade Compartilhada. Nesse quesito a Abrafati tem trabalhado junto aos representantes do varejo especializado em materiais de construção – com destaque para a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material da Construção), que participa do Prolata, e para a Artesp (Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo) – para reforçar o entendimento da responsabilidade do varejo, especialmente na instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs).

OBRIGAÇÃO GERAL

O Decreto nº 9.177, de 23 de outubro de 2017, estabeleceu que todas as indústrias dos setores que têm um Acordo Setorial ou Termo de Compromisso oficializado são obrigadas a seguir as mesmas metas, etapas, prazos, controles e registros, devendo cumprir as regras gerais desse Acordo ou Termo. Isso significa que todos os fabricantes de tintas imobiliárias estão obrigados à logística reversa e deverão comprovar seus projetos nesse sentido. Quem não fizer isso pode ser enquadrado em crime ambiental – o que pode significar punições financeiras severas, inviabilização de licenciamentos ambientais e prisão dos gestores responsáveis.

  • Calcule direitinho quanto vai usar de tinta e compre apenas o necessário. A dica é medir duas vezes e comprar apenas uma vez.
  • Não “chute” nem confie só na experiência. Veja na embalagem o rendimento da tinta e calcule de quanto necessita para a área a ser pintada.
  • No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, é possível obter mais informações sobre a quantidade necessária.
  • Embalagem aberta é prejuízo na certa: tampe bem a embalagem para o produto não ressecar ou estragar.

  • Use as tintas até o fim. Não guarde as sobras: aproveite-as imediatamente.
  • Pode-se também misturar as sobras de tintas para fazer uma cor cinza ou concreto. Mas só podem ser misturados produtos do mesmo tipo e com as mesmas características. Não junte uma tinta à base de água com outra à base de solvente.
  • Doe a sobra de tinta. Sempre tem alguém que pode usá-la: uma escola, uma creche, uma casa de repouso ou até mesmo um vizinho.
  • Não deixe sobra na embalagem. Tinta foi feita para pintar e não para ir para o lixo!

  • Dê um destino correto para a embalagem vazia. Recicle!
  • Latas de aço são 100% recicláveis e podem voltar infinitamente ao ciclo da reciclagem. Os baldes plásticos também podem ser reciclados, sendo reintroduzidos no ciclo produtivo como matéria-prima de qualidade.
  • Mesmo com restos de tinta seca, encaminhe embalagens vazias para uma Área de Transbordo e Triagem (ATT) autorizada pela prefeitura, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou sucateiros legalizados.
Agenda de eventos
PRÓXIMOS EVENTOS
Abrafati na mídia Abrafati na mídia
07/01/2024
Fomentando as melhores práticas em sustentabilidade – Abrafati
LEIA MAIS
07/03/2024
Tintas: Indústria prevê volume maior de vendas
LEIA MAIS
23/03/2024
Indústria de tintas tem seu segundo melhor ano da história após alta de 3,4% nas vendas
LEIA MAIS
Nossos associados