Tintas com qualidade reconhecida representam cerca de 90% do total

O Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias comemorou 10 anos de atuação em 2012, mudando o panorama do setor no País.

O Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias entra em seu 11º ano mantendo seu papel decisivo na evolução da qualidade dos produtos oferecidos no mercado brasileiro. Graças a esse programa, iniciado em 2002, hoje quase 90% do volume de tintas imobiliárias vendidas no Brasil atende aos requisitos mínimos de qualidade estabelecidos em normas técnicas, percentual que cresce gradualmente, com o credenciamento de novos fabricantes e com a retirada do mercado ou o ajuste de marcas não conformes.

Os fabricantes que participam atualmente do PSQ produzem tintas em conformidade com as normas em 40 unidades industriais, localizadas em diversos estados, em todas as regiões do País. Com essa presença abrangente e uma ampla rede de distribuidores e revendedores, essas empresas possibilitam que produtos de qualidade reconhecida possam chegar a todos os consumidores brasileiros.

“O reconhecimento da importância da qualidade está em alta em todo o País, beneficiando diretamente o consumidor, que, ao comprar uma tinta, sabe exatamente o resultado que vai obter. Isso é consequência do trabalho de conscientização que vem sendo feito, das medidas judiciais tomadas contra a produção e venda de tintas que não atendam aos requisitos das normas técnicas e do apoio do governo ao ordenamento do mercado – determinando, por exemplo, que programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida só podem utilizar tintas conformes”, afirma Gisele Bonfim, coordenadora do PSQ – Tintas Imobiliárias.

Saiba mais sobre o Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias

O Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, coordenado pela Abrafati, mudou o panorama das tintas no País, contribuindo para o aprimoramento dos produtos e o ordenamento do mercado.

Ao longo dos últimos anos foram criados parâmetros claros, concretos e científicos de avaliação das tintas imobiliárias, com a publicação de mais de duas dezenas de normas ABNT (NBR) e a revisão posterior de várias delas, refletindo a evolução do mercado e da tecnologia.

O trabalho de avaliação técnica, amparado por essas normas, envolveu a coleta e análise de cerca de 10 mil amostras de tintas, sendo realizados mais de 25 mil ensaios de desempenho.

FABRICANTES QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA
AkzoNobel Alessi Anjo Base Nordeste Dacar
Eucatex Futura Hidracor Hidrotintas Hydronorth
Iquine Killing Leinertex Lukscolor Luztol
Manchester Maza Montana Nacional Arco-Íris PPG/Renner
Qualyvinil Real Resicolor Renner Sayerlack Sherwin-Williams
Suvinil TSA Química Universo Verbras

Em 2013, Campanha Madeira de Verdade destacará diferenciais trazidos pela utilização do material

Sustentabilidade, originalidade, resistência, durabilidade e outros atributos serão ressaltados, estimulando e valorizando o uso da madeira.

Criada em 2011 pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), a Campanha Madeira de Verdade entrou em uma nova etapa em 2013, buscando destacar fortemente os atributos diferenciados da madeira e promover as diversas possibilidades de sua utilização, de maneira original e inovadora, na produção de móveis, na decoração, na construção e em inúmeras outras aplicações.

As crescentes exigências da sociedade relacionadas à sustentabilidade serão um dos direcionadores da campanha, que desenvolverá ações para conscientizar os especificadores (como os designers, decoradores e arquitetos) e usuários finais de que a madeira é uma matéria-prima de fonte renovável, que se decompõe sem gerar impacto e pode contribuir para a redução da utilização de outros materiais não renováveis. Para isso, além de valorizar o material, será necessário desfazer mitos relacionados ao seu uso, como o de que comprar madeira ou objetos feitos com ela significa contribuir para a destruição de florestas. “Temos de mostrar claramente que utilizar madeira de origem legal ou comprar produtos feitos com ela é uma atitude correta do ponto de vista ambiental”, afirma Humberto Tufolo Netto, coordenador da Campanha.

Uma das questões a ser enfrentada é que no Brasil, por motivos culturais e por preconceitos injustificados, ainda se usa pouca madeira em aplicações mais nobres. Porém, o país possui condições extremamente propícias para produzir esse material com qualidade e em quantidade, de maneira legal e sustentável. Ao mesmo tempo, conta com empresas e profissionais de ponta para desenvolver projetos que envolvam a sua utilização. É necessário, assim, que o país se incorpore a uma tendência, existente em todo o mundo, de valorização da madeira, que se reflete no universo da moda e do design. Hoje, no mercado de luxo, já se veem diversos exemplos de utilização do material em joias, bolsas e baús de viagem, armações de óculos e muitos outros.

Intensificação das ações

Para fazer frente a seus objetivos, essa nova etapa da Campanha envolverá ações voltadas para diversos públicos, com especial ênfase nos formadores de opinião, nos designers e nos especificadores de materiais para obras e projetos de decoração. A participação em eventos será priorizada, para a disseminação de informações ao público, muitas vezes com a realização de palestras. As ações de divulgação via imprensa também serão intensificadas, contando com o apoio de importantes parceiros de mídia. Além disso, o amplo potencial representado pela internet será mais explorado, tanto com o portal www.madeiradeverdade.com.br quanto com as redes sociais e a utilização de recursos como newsletter eletrônica e e-mail marketing.

“Temos uma boa causa para defender. Precisamos agora levar nossa mensagem, de maneira ampla, a toda a sociedade. É nisso que investiremos prioritariamente em 2013”, explica Humberto Tufolo Netto.

Campanha Madeira de Verdade

Lançada em 2011 pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), a Campanha Madeira de Verdade foi idealizada para destacar os atributos da madeira e promover as diversas possibilidades de sua utilização. O conceito chave é o de que a madeira de verdade, obtida por meio de procedimentos sustentáveis e legais, é um material com características únicas e ambientalmente correto.

A campanha vem sendo desenvolvida a partir do compromisso de três fabricantes de tintas e vernizes – Montana Química, Sayerlack e Sparlack –, que aportam recursos e conhecimentos para o seu desenvolvimento. Conta ainda com o apoio de profissionais, empresas e instituições que estão ligados ao fornecimento, utilização e venda de madeira de verdade e de produtos à base dela.

Abrafati 2013 mobiliza fornecedores, estimulando negócios e desenvolvimento tecnológico

Perspectivas de crescimento e sofisticação do mercado levam à participação de todos os principais players do mercado, que apresentarão lançamentos e desenvolvimentos para atender à demanda por produtos, serviços e tecnologias cada vez mais sustentáveis e avançados.

Mais de 150 empresas já garantiram a sua participação na 13ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, que ocorre em São Paulo, de 16 a 18 de setembro do próximo ano, como parte da Abrafati 2013. O número de expositores deve superar 250, com a presença de todos os mais importantes fornecedores globais, que investem bilhões de dólares anualmente em pesquisa e desenvolvimento, permitindo visualizar, em um só local, aquilo que existe de mais inovador na cadeia de tintas. Para proporcionar as melhores condições às empresas participantes, a área total de exposição 13ª edição do evento foi ampliada para 28.000 m2 e recebeu importantes melhorias, em novo espaço dentro do Transamérica Expo Center.

Os participantes já confirmados têm se mostrado confiantes em relação às perspectivas favoráveis para o setor de tintas nos próximos anos. Por isso, enxergam a Exposição como uma grande vitrine e uma oportunidade para fazer negócios, mostrando todo o seu potencial, divulgando produtos de alta qualidade, apresentando soluções inovadoras, reforçando o relacionamento com os clientes, ampliando seu universo de contatos comerciais e discutindo tendências tecnológicas.

A visitação altamente qualificada é mais um fator motivador para que essas empresas invistam fortemente para oferecer ambientes acolhedores e atendimento de qualidade, apresentando milhares de produtos, serviços, tecnologias, soluções e desenvolvimentos inovadores e, assim, proporcionando aos fabricantes de tintas a oportunidade de encontrar ali recursos e novas ideias para o aprimoramento de sua produção e seus processos.

O universo de novidades que os expositores trarão é muito amplo, permitindo que se tenha uma visão privilegiada do estágio atual da indústria de tintas e dos seus produtos, assim como dos caminhos que levarão à tinta do futuro. A realização simultânea com o Congresso contribui ainda mais para isso, proporcionando condições para a interação entre os profissionais da cadeia, a discussão de novas possibilidades e a busca de soluções. “A Abrafati 2013 desempenha um papel fundamental no estímulo ao avanço científico e tecnológico, impulsionando a busca de soluções inovadoras e sustentáveis. Ao mesmo tempo, propicia as condições ideais para a realização de negócios. Dessa forma, o evento contribui decisivamente para que o Brasil continue a ter uma cadeia de tintas dinâmica, forte e atualizada, estando alinhado ao objetivo principal da Abrafati, que é o desenvolvimento setorial sustentável”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.

Mais informações: www.Abrafati2013.com.br

Tinta do Futuro estará em destaque na Abrafati 2013, o principal evento do setor de tintas na América Latina

No Congresso Internacional de Tintas e na Exposição de Fornecedores, que se realizam de 16 a 18 de setembro deste ano, será possível conhecer as mais importantes inovações e soluções avançadas relacionadas à sustentabilidade.

Reconhecido como um dos mais importantes eventos da cadeia de tintas no mundo, a Abrafati 2013 será mais um forte estímulo para os negócios em 2013, por proporcionar às empresas a oportunidade de mostrar seus desenvolvimentos recentes, conhecer novas soluções, estreitar relacionamentos e verificar todo o imenso potencial de crescimento do setor.

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento tecnológico do setor será impulsionado, com os principais especialistas internacionais compartilhando com o público seus estudos e pesquisas, permitindo conhecer os caminhos que levarão à tinta do futuro. “Será, uma vez mais, uma excelente ocasião para ter uma visão abrangente do que existe de mais inovador e sustentável em termos de matérias-primas, formulação, aplicação de tecnologias, incremento de performance, funcionalidades e muitos outros aspectos” afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas. “A abrangente programação contribuirá para que os profissionais do setor aprofundem seus conhecimentos e tenham uma visão panorâmica daquilo que já está acontecendo e das tendências futuras”, acrescenta.

Mais de 200 empresas, do Brasil e do exterior, participarão da Exposição, confiantes no seu papel para os negócios, assim como para o conhecimento dos caminhos futuros do setor. “A Abrafati 2013 será ainda mais internacional, pois o mundo todo está de olho no País, cuja visibilidade se torna ainda mais forte neste momento em função da proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas”, destaca Dilson Ferreira.

Ficha técnica

Abrafati 2013

13º Congresso Internacional de Tintas

13ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas

Data: de 16 a 18 de setembro de 2013

Local: Transamérica Expo Center

São Paulo/Brasil

Informações: www.Abrafati2013.com.br

 

Abrafati SE UNE A OUTROS SETORES EM PROPOSTA PARA ATENDER À POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Documento conjunto de fabricantes de embalagens e de envasadores de produtos foi entregue à ministra do Meio Ambiente.

No último dia 19 de dezembro, a Abrafati deu mais um importante passo na estratégia desenvolvida para atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Juntamente com entidades que representam fabricantes de embalagens e segmentos usuários (como os de refrigerantes, cervejas, alimentos, produtos de limpeza e outros), reunidas no grupo Coalizão Empresarial, assinou uma Proposta de Acordo Setorial de Embalagens entregue em mãos à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O documento estabelece metas e prazos para que as embalagens de diversos tipos de produtos – entre os quais as tintas – recebam destinação correta, evitando que cheguem aos aterros sanitários.

“Temos trabalhado em conjunto com a nossa cadeia produtiva, com o governo e com outros agentes, para encontrar as melhores soluções relacionadas à destinação das embalagens de tintas imobiliárias pós-consumo. A participação nesse Acordo Setorial confirma a nossa disposição de contribuir para o desenvolvimento com sustentabilidade, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e buscando as melhores práticas nessa área. Vamos seguir com esse trabalho, que deve dar especial atenção às atividades de conscientização de consumidores, pintores, revendedores, oficinas e outros públicos”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.

PRÊMIO DE CIÊNCIA EM TINTAS RECONHECE ESTUDOS INOVADORES, COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE

No último dia 12 de dezembro, realizou-se em São Paulo a cerimônia de entrega do 14º Prêmio Abrafati-Petrobras de Ciência em Tintas. Os autores de três estudos de alto nível técnico foram reconhecidos, a partir da avaliação feita por uma Comissão Julgadora formada por especialistas da indústria.

O primeiro lugar foi conquistado pelo pesquisador Fernando Codelo Nascimento, do IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, juntamente com sua orientadora, professora doutora Celina Lopes Duarte. O inovador trabalho apresentado teve como tema o tratamento de efluentes de indústria de tintas automotivas, de repintura e industriais por radiação ionizante.

A segunda colocação coube a um grupo de pesquisadores da AkzoNobel, formado por Anderson Nunes Mendes, Gerson dos Santos, Paulo Cesar Lorenceto, Priscilla Yukari Itokawa e Rubens Lira Dias, sob a orientação de Mateo Lazzarin. O trabalho da equipe propõe um novo método de cobertura seca, utilizando o Kaizen, com o objetivo de obter aumento da produtividade, redução de custos, menor geração de resíduos e diminuição da pegada de carbono.

Já o terceiro lugar ficou com o engenheiro químico Tiago Honorato da Silva e seu orientador, o professor doutor Paulo Sérgio Calefi, da Unifran – Universidade de Franca. O estudo teve como bases a química verde e a sustentabilidade para o desenvolvimento de um nanopigmento, mostrando a síntese de metaloftalocianina e sua imobilização em caulim in one step.

No total, 12 estudos concorreram à premiação, que há 25 anos estimula a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico da cadeia de tintas, com especial ênfase na sustentabilidade. “Mais uma vez, houve forte interesse dos pesquisadores. São trabalhos científicos com conteúdo original, que representam importantes contribuições para a evolução da cadeia de tintas”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.

“É uma honra para a Petrobras participar dessa iniciativa, que aproxima a academia e a indústria, além de reforçar o nosso relacionamento com o setor de tintas”, acrescenta Paulo Avelar, gerente de Químicos para Tintas, Adesivos e Borrachas da Petrobras Distribuidora.