Pintando inspiração

Vários fabricantes de tintas têm postado, em suas redes sociais, orientações de como combater o coronavírus e também dicas ligadas às melhorias que podem ser feitas em casa, neste momento de isolamento social. Algumas também buscam informar sobre como ter acesso às formas de auxílio anunciadas pelo governo.
A ação das empresas da cadeia de tintas, no entanto, vai muito além disso. Está havendo uma verdadeira mobilização de esforços para contribuir com a sociedade e o país, neste momento de pandemia. Veja a seguir o que as associadas da ABRAFATI estão fazendo.

Um exemplo é a produção de álcool em gel e líquido, já anunciada por vários fabricantes. Um dos primeiros foi a Lukscolor, que passou, desde 16/03, a fornecer gratuitamente álcool 70% para o Hospital Emílio Ribas, a Comunidade de Paraisópolis e outras entidades.

A Anjo Tintas também está produzindo álcool em gel e líquido, que destina a hospitais de Criciúma (SC), onde está instalada. Na mesma região, a Resicolor fez a doação de 5 mil frascos de álcool 70% para as prefeituras de Siderópolis e Criciúma. Outro caso de fabricação de álcool é o da Montana Química. O mesmo vale para a Iquine, que está envasando o produto para doação a hospitais, comunidades carentes, colaboradores e outros públicos.

A WEG Tintas também passou a produzir álcool em gel, para abastecer os hospitais públicos de Jaraguá do Sul e Guaramirim (SC). O Grupo WEG, do qual a empresa faz parte, informou ainda que está se estruturando para fabricar respiradores artificiais.

Outra iniciativa muito relevante é o início da fabricação no Brasil, pela BASF, de um espessante que transforma o álcool comum, vendido pelas usinas de açúcar, em gel.
Esta é apenas uma pequena amostragem do trabalho que vem sendo feito pelas empresas do setor. Logo atualizaremos este resumo com novas ações.