Feed de Notícias

Publicado em 17.11.2021/09:32

Fórum Abrafati destaca oportunidades para o setor e reforça a importância da sustentabilidade

Especialistas e lideranças do setor analisaram os cenários atuais e futuros.

 

Realizada online no dia 10/11, a 14ª edição do Fórum Abrafati teve foco em três aspectos principais: as perspectivas econômicas para 2022, a aplicação dos conceitos ESG no setor e o desempenho da indústria de tintas no momento e no futuro.

A programação começou com uma palestra da economista Zeina Latif, sobre a situação atual do mundo e a do Brasil. O cenário do país, segundo ela, é desafiador, mas não negativo: é preciso digerir os excessos da política econômica e fazer ajustes, o que é viável, mas exige disciplina. A participação de membros do Conselho da Abrafati, com perguntas e comentários, enriqueceu a discussão, com temas como a desorganização da cadeia logística internacional, a competitividade da indústria, a desaceleração da demanda do consumidor e a questão energética.

No segundo bloco, sobre ESG, Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, ressaltou o crescimento da mobilização e cobrança da sociedade em relação à atuação das empresas. Isso resulta, de acordo com ele, na necessidade de que adotem a transparência ativa, mostrando o que fazem e os desafios que ainda precisam enfrentar. Foi apresentado, também, o trabalho conduzido pelo Akatu para a Abrafati, envolvendo a criação de uma Régua de Sustentabilidade que visa alavancar o desenvolvimento de atributos ESG no setor de tintas, tema que foi explorado em mais detalhes no debate com membros do Conselho.

A parte final foi uma mesa-redonda virtual, reunindo quatro conselheiros da Abrafati para avaliar resultados e expectativas. Depois de um desempenho bastante positivo neste ano, especialmente na linha imobiliária, continua a haver otimismo, embora mais moderado. De maneira geral, não se espera um crescimento tão expressivo em 2022, mas há motivos para acreditar em um bom desempenho, tanto em termos de vendas, quanto no que se refere à busca por produtos de qualidade reconhecida.

 

A gravação do Fórum está disponível no canal da Abrafati no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=xwRntTUkblQ&t=6853s