A Indústria de Tintas e o combate à COVID-19

A ampla presença das tintas na vida de todos e no setor produtivo

Praticamente todo produto feito pelo homem leva tinta: de imóveis (paredes e tetos, portas, janelas, grades, portões, decks etc.) a veículos, passando por móveis, eletrodomésticos, embarcações, máquinas e equipamentos, embalagens e muito mais. De forma geral, pode-se dizer que todo processo de industrialização que resulta na fabricação de um produto não líquido inclui um processo de pintura do bem acabado, o que torna indústria de tintas parte integrante e parceira do setor produtivo em geral.

Os benefícios trazidos pelas tintas

Podemos dividir os benefícios trazidos pelas tintas em dois blocos principais: a sua contribuição para a transformação visual e a incorporação de características de desempenho adicionais e muito necessárias ao produto final, como durabilidade e qualidade.

No que se refere à transformação visual, as tintas proporcionam embelezamento, valorização, renovação, recuperação, personalização e outros atributos desse tipo a imóveis e aos mais variados objetos e bens. Cores e efeitos especiais amplificam essa transformação, da mesma forma que agregam um efeito ainda mais positivo sobre o lado emocional das pessoas.

As tintas também agregam características de desempenho a produtos e estruturas, que são essenciais para a sua durabilidade, a sua qualidade e outros atributos, refletindo-se também em valiosa contribuição à sustentabilidade, à segurança e à saúde. Proteção e preservação são as palavras-chave nesse aspecto: tintas protegem contra corrosão, abrasão, altas ou baixas temperaturas, produtos químicos e raios ultravioleta, umidade e micróbios, entre inúmeras outras condições agressivas ou destrutivas, preservando as superfícies em que são aplicadas.

No casos das tintas imobiliárias – que são as mais utilizadas –, a pintura contribui decisivamente para a conservação do patrimônio, evitando o esfarelamento de paredes e muros, minimizando o desgaste de pisos em locais de grande circulação, diminuindo a absorção da água e da sujeira, prevenindo contra a oxidação de metais e a deterioração de peças de madeira etc. Associado a essa ação de proteção, também está o papel da tinta no combate ao desenvolvimento de mofo e algas e na prevenção contra a proliferação de micro-organismos, contribuindo para a manutenção de ambientes limpos e higiênicos.

Por que nossos produtos são essenciais neste momento

A indústria de tintas é essencial para inúmeras outras indústrias, incluindo as que estão nas linhas de frente do combate ao coronavírus.

Portanto, se as indústrias de tintas – e seus fornecedores e distribuidores – fecharem, haverá um grave impacto na capacidade de produção de equipamentos e instrumentos necessários no combate à pandemia e de itens de primeira necessidade para a população. Também haverá impactos variados na infraestrutura crucial para este momento, que inclui áreas como assistência médica, hospitalar, higiene, alimentação, agricultura, energia, transporte e logística, infraestrutura, construção civil, defesa, sistemas de informática e comunicação, entre outras.

São exemplos de como o setor de tintas contribui para o combate à Covid-19 e a manutenção da saúde da população:

  • Equipamentos que salvam vidas, como ventiladores e monitores de sinais vitais, possuem múltiplas peças e componentes que devem ser revestidos para sua proteção e para garantir que funcionem conforme projetado.
    Inúmeros tipos de aparelhos, instrumentos e materiais cruciais em caso de pandemia precisam de tintas. Isso inclui de termômetros infravermelhos a tubos endotraqueais, assim como camas hospitalares, macas, carrinhos de transporte, instrumentos de laboratórios, tubos e tanques de oxigênio e dezenas de outros produtos.
  • As tintas utilizadas em embalagens de alimentos são fundamentais para manter a integridade, higiene e segurança desses produtos. O mesmo vale para tintas aplicadas nos mais variados bens de consumo.
  • As tintas que previnem o crescimento de bolor e mofo, contribuem para evitar a incidência doenças respiratórias, sendo indicadas para hospitais, clínicas, lares para idosos e outros locais onde cuidados com a saúde são vitais, além de residências de pessoas com propensão a essas moléstias.

Compromisso com a segurança dos trabalhadores no combate à COVID-19

A segurança e saúde dos funcionários sempre foi uma prioridade da indústria de tintas, assim como as de todos os públicos envolvidos com as tintas (revendedores, aplicadores, consumidores etc.).
Frente à COVID-19, os fabricantes de tintas estão incorporando o distanciamento social e medidas de higiene intensificadas em suas fábricas, tendo instituído práticas específicas para garantir maior segurança aos trabalhadores. Entre essas medidas estão as seguintes:

  •  As indústrias de tintas adotaram medidas de preparo no ambiente de trabalho e muitos cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Essas medidas e cuidados se baseiam nas melhores práticas para proteger nossos ambientes de trabalho e reduzir o risco de transmissão do vírus.
  • A produção de tintas e as atividades de Pesquisa & Desenvolvimento não podem ocorrer em regime de home office, mas as pessoas com funções administrativas já estão trabalhando à distância.
  • Para quem está trabalhando nas fábricas, de maneira geral, cronogramas especiais de trabalho vêm sendo adotados, com horários de entrada escalonados e sobreposições limitadas de turnos.
  • As instalações de P&D que realizam trabalhos de laboratório estão empregando distanciamento social e cuidado máximo com higienização e limpeza de ambientes e superfícies com álcool isopropílico/água ou soluções desinfetantes. Alguns laboratórios estão trabalhando em regime de rodízio, para manter o mínimo de pessoas no mesmo ambiente.

Parte essencial do combate à COVID-19

A indústria de tintas é uma parte vital da economia do Brasil e está preparada para suas responsabilidades em relação aos trabalhadores e seus familiares, assim como a toda a sociedade e ao país. Reivindicamos que a fabricação, a distribuição, a pesquisa e o desenvolvimento de tintas sejam reconhecidos como essenciais para a infraestrutura crucial do país e autorizados a participar da solução no combate ao COVID-19.

#TintaÉEssencial