Discurso do Presidente do Conselho Diretivo da Abrafati Antonio Carlos Lacerda – Jantar de Confraternização

Discurso no jantar de confraternização da Abrafati (11-12-2013)

Antonio Carlos Lacerda

É um grande prazer contar com a presença de todos vocês esta noite.

Estamos aqui, mais uma vez, para fazermos um balanço e analisarmos o ano de 2013, ao mesmo tempo em que nos preparamos para o ano entrante.

Gostaria de começar dizendo que o ano de 2014 será melhor que 2013!

Não poderia começar esta apresentação sem fazer uma breve retrospectiva de 2013.

Faz um ano que um conhecido meu esteve aqui, uma pessoa que eu conheço bem (eu), e antecipou as dificuldades que enfrentaríamos em 2013. Ele avisou!

A falta de previsibilidade marcou o ano de 2013. E este é dos piores elementos na gestão de nossos negócios.

O mercado de tintas decorativas começou muito lento e claramente foi o ano da tinta Standard.

O mercado de tintas automotivas começou em ritmo acelerado e agora termina a passos lentos. A produção de veículos cresceu 12% (YTD novembro). As vendas estão flat e o estoque cresceu para 41 dias (média seria 29-30 dias).

O mercado de repintura automotiva continua sendo favorecido pelo desejo de manutenção do bem conquistado, o carro novo, e pelo grande número de carros novos na mão de motoristas pouco experientes. É importante aqui citar o processo positivo de profissionalização das oficinas de repintura e da crescente influência das seguradoras na cadeia produtiva, que exigem preços muito competitivos ao mercado e que ao mesmo tempo em que forçam a profissionalização podem aparentemente comprometer a qualidade.

O mercado de tintas industriais, pulverizado que é, sofre pelo atraso na manutenção das instalações fabris ante o pequeno crescimento da indústria brasileira. Grande parte das máquinas é hoje importada. O mercado de tintas marítimas e de proteção cresce em função do aumento dos investimentos em infraestrutura.

É um ano que termina com um crescimento de aproximadamente 2% do mercado de tintas como um todo.

Se levarmos em conta o IPCA de tintas (~6%) o crescimento pode chegar a 8-10% em faturamento (em reais).

Com base nisso o que podemos esperar para 2014?

Foi-se o tempo que a previsão do crescimento do mercado era baseada principalmente no crescimento do PIB, atividade industrial (produção de automóveis) e lançamento de imóveis novos.

Agora novos fatores precisam ser levados em consideração.

Estamos hoje concorrendo com o desejo da população em consumir produtos de bens duráveis.

Estamos hoje concorrendo com o que sobra do salário após o pagamento das prestações da casa própria, carro, telefone celular, geladeira, fogão e roupas de grife. A revista Exame deste mês ilustra muito bem esta problemática.

O acompanhamento da inadimplência e do comprometimento de renda passa a ser item obrigatório de nossos planejamentos estratégicos.

Na semana passada li um artigo muito interessante sobre a relação da venda de carros e venda de moradias. Esse estudo mostrava uma relação direta entre estes dois mercados. Parece que não há espaço para carro velho em uma casa nova. A relação é direta!

A nosso favor temos a manifestação e o uso da cor como expressão da alegria e sentimento de conquista da população.

Temos uma classe média que tem desejo de consumir.

Temos casas mais coloridas e as ruas mais engarrafadas, porém também coloridas. O tradicional preto e cinza cede espaço ao amarelo, azul e vermelho nos carros.

Apesar de tudo isso o ano de 2014 vai começar MUITO DEVAGAR. O aquecimento das vendas vai começar após o Carnaval.

Haverá um crescimento forte até o mês de junho. Todos estarão preparando suas casas para receber os amigos durante os jogos.

A partir daí teremos dois efeitos: a indústria vai sofrer com o elevado número de feriados e interrupções. O varejo vai ganhar movimento de feriado nos dias de jogos – ou seja, um aumento de vendas pode ser esperado para o varejo durante a Copa do Mundo.

Durante os jogos, nossa concorrência vai ser com a cerveja e a picanha e o tempo em frente à TV – ou seja, uma concorrência desleal!

Após a Copa do Mundo as vendas se intensificarão… O governo injetará recursos na economia.

É ano de eleição.

A pressão de custos continua cada vez mais forte – forçando a automação e o aumento de eficiência.

A pressão cambial será complicada. O dólar oscilará bastante e continuará pressionando os custos de matéria-prima.

Mesmo com esta situação, o mercado de tintas decorativas deve crescer algo como 2-3%.

A produção de automóveis deve aumentar 1-2% no máximo ante a limitação do crédito e o grande crescimento ocorrido em 2013.

A dificuldade de contratação e retenção da mão de obra vai continuar. No próximo ano negociaremos as cláusulas sociais com os sindicatos. Desde 2004 temos concedido aumentos reais de 2% acima da inflação.

Ou seja, um panorama desafiador, mas não diferente dos últimos anos.

Ainda assim, acredito que teremos um ano de 2014 de altos e baixos, porém não pior que 2013.

Muito analistas dizem que 2015 será o ano para esquecer – pois o governo vai ser forçado a fazer um grande ajuste monetário.

Não será o ano da ressaca, pois 2014 não será o ano da festa, mesmo que o Brasil seja campeão do mundo.

Em resumo, devemos buscar COM AINDA MAIS EMPENHO o aumento da eficiência e da produtividade para enfrentarmos os desafios do mercado.

Precisamos OBRIGATORIAMENTE trabalhar para que o consumidor valorize a qualidade das tintas. Para que os mercados Standard e Premium continuem crescendo em detrimento de tintas Econômicas.

O papel da Abrafati se torna cada vez mais importante como defensora dos interesses da indústria.

Por isso contamos com o seu apoio e participação para que juntos possamos continuar a promover o crescimento sustentável da indústria de tintas no Brasil. Isso vale para todas as entidades: ANAMACO, ABRAMAT, SITIVESP, ARTESP e muitas outras. Juntos somos mais fortes.

Espero que eu tenha sido menos indigesto que no ano passado.

Boa noite e bom jantar a todos!

Trabalhos de alto nível concorrem ao Prêmio Abrafati

A principal premiação brasileira para estudos ligados ao universo das tintas recebeu a inscrição de diversos trabalhos inéditos, elaborados por especialistas de empresas do setor e do meio acadêmico.

Os estudos apresentados para concorrer à 15ª edição do Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas têm uma forte preocupação em oferecer soluções inovadoras ligadas à sustentabilidade, à incorporação de novas propriedades às tintas e a melhorias do produto em termos de performance e de custos. Entre os aspectos destacados nas pesquisas estão a utilização de

matérias-primas de fontes renováveis, o aproveitamento de resíduos, a melhoria de características relacionadas à propagação de chamas, a busca de novas soluções para o combate às bactérias e aos fungos.

A avaliação dos trabalhos está sendo feita neste momento, por uma Comissão Julgadora de alto nível, formada por profissionais muito conceituados da cadeia de tintas. Os resultados serão anunciados no início do próximo mês e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro.

Abrafati ganha Prêmio Top Anamaco por estímulo à sustentabilidade

Trabalho relacionado à Política Nacional de Resíduos Sólidos e à conscientização do público foi reconhecido.

 

No último dia 19 de novembro, a Abrafati recebeu o Prêmio TOP Anamaco 2013, na categoria Sustentabilidade.

A partir da avaliação de um júri formado por grandes personalidades do varejo de materiais de construção, a Associação foi reconhecida pelas atividades de sensibilização e conscientização que desenvolve para estimular as melhores práticas relacionadas à destinação correta de embalagens pós-consumo e ao consumo consciente de tintas.

Alinhado às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos princípios da sustentabilidade defendidos pela Abrafati, esse trabalho vêm trazendo expressivos resultados.

No case apresentado, a cartilha “Pintando de todas as cores, sem prejudicar o verde” foi destacada como a principal ferramenta, utilizando conceitos simples e ilustrações didáticas para levar orientação a dezenas de milhares de pessoas que escolhem, compram, aplicam, especificam, revendem e produzem tintas.

“O prêmio é motivo de grande orgulho para nós, reconhecendo o trabalho que fazemos nessa área e estimulando a cadeia de tintas a prosseguir no caminho do desenvolvimento setorial sustentável”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.

Inaugurado o primeiro Centro Prolata de Reciclagem

Iniciativa, que conta com a parceria da Abrafati, atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em cerimônia realizada na manhã de 29 de outubro, foi inaugurado na Zona Norte de São Paulo o primeiro Centro Prolata de Reciclagem.

Com espaço para receber até 2 mil toneladas de embalagens de aço pós-consumo por mês, o local é resultado de um trabalho desenvolvido pela Associação Prolata Reciclagem – formada por 15 empresas do setor de embalagens de aço –, tendo a Abrafati como parceira.

Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ali as embalagens são classificadas, prensadas e enviadas para siderúrgicas, que  as transformarão em novas chapas metálicas. Quem entrega a sucata recebe por ela um valor com base no preço praticado no mercado.

José Maria Granço, presidente da Associação Prolata Reciclagem, e Thais Fagury, gerente-executiva, destacaram que haverá estruturas com a mesma finalidade nas cidades sede da Copa do Mundo, sempre vinculados a siderúrgicas, que garantirão a compra do material.

“Com essa iniciativa, está sendo dado um importante passo para facilitar a coleta e a destinação correta das embalagens de aço pós-consumo, que são 100% recicláveis e têm forte demanda no mercado”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.

Abrafati estimula consumo consciente de tintas

Cartilha mostra como comprar a quantidade correta, evitando sobras e desperdício.

 

Celebrado em 15 de outubro, o Dia Nacional do Consumo Consciente foi instituído para despertar a consciência da sociedade e incentivar práticas mais responsáveis e sustentáveis.

Alinhada com essa proposta, a Abrafati vem trabalhando há bastante tempo na sensibilização e conscientização dos públicos que lidam com as tintas, para que a compra do produto seja feita na medida certa, evitando sobras e desperdícios.

Uma das principais ações nessa direção é a cartilha ilustrada “Pintando de todas as cores, sem prejudicar o verde”, distribuída a um público amplo e disponibilizada no website da Associação.

Essa publicação tem como objetivo mostrar ao usuário como calcular corretamente a quantidade necessária e estimular o reaproveitamento da tinta que não foi usada (pela pintura de outros locais, doação a outras pessoas ou instituições etc.), assim como orientar em relação ao descarte correto das embalagens pós-consumo.

“A Abrafati trabalha em prol do desenvolvimento setorial sustentável e, por isso, posiciona-se a favor de novos hábitos de consumo. Não queremos que o consumidor compre mais do que o necessário e, ao mesmo tempo, reconhecemos a importância de termos uma sociedade mais exigente, seletiva e bem informada, que escolherá marcas, produtos e serviços de menor impacto ambiental, levando a um futuro melhor para as próximas gerações”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.

Na Abrafati 2013, seminário mostrou avanços relacionados à cura por radiação

Um dos destaques da Abrafati 2013 foi o terceiro Seminário Abrafati-RadTech South America de Cura por Radiação. Com uma programação mais ampla, envolvendo 11 palestras e um painel, o evento atraiu um público qualificado, interessado em conhecer os principais avanços relacionados a essa tecnologia e os benefícios trazidos por ela, especialmente aqueles ligados à sustentabilidade e à produtividade.

Promovido em conjunto pela RadTech South America e pela Abrafati, o seminário contou com a participação de pesquisadores de ponta, que apresentaram os mais recentes desenvolvimentos e as tendências relacionadas à utilização de cura por radiação. Esteve em forte evidência, por exemplo, o tema da transição para as tintas UV aquosas, que trazem benefícios do ponto de vista da sustentabilidade e da saúde ocupacional, tanto para quem produz como para quem as aplica. Outra importante tendência mostrada nas palestras foi a da utilização de lâmpadas do tipo LED, que asseguram maior eficiência energética.

O ponto alto da programação foi o painel sobre o cenário atual e as perspectivas da tecnologia de cura por radiação, que teve a participação de dirigentes das RadTechs das diferentes regiões: Maria Cristina Kobal C. de Carvalho (América do Sul), David Harbourne (EUA), Urs Laeuppi (Europa) e Flora Yuan (China). Ali foram reafirmadas as ótimas perspectivas associadas a essa tecnologia, que incorpora constantemente novos avanços – como os ligados à nanotecnologia – e cuja utilização está em franco crescimento.

“O Seminário agregou valioso conteúdo à Abrafati 2013, permitindo conhecer as variadas possibilidades, atuais e futuras, de aplicação da cura por radiação na cadeia de tintas”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.